Ícone do site Notícia Hoje

Tripulantes de navio são vacinados em SC após suspeita de rubéola; cantor Wesley Safadão estava a bordo

 

Uma força-tarefa foi realizada em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, para imunizar os tripulantes de um cruzeiro que partiu de Santos (SP), após a suspeita de rubéola. A medida preventiva que ocorreu na segunda-feira (18) surgiu após 16 pessoas, que trabalham no navio, apresentarem sintomas da doença. Os passageiros, entre eles o cantor Wesley Safadão, não tiveram contato com os casos suspeitos que foram isolados durante a viagem.

Publicidade

A imunização foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de Itajaí, Vigilância Epidemiológica e Sanitária Municipal e Estadual. Exames foram realizadas para analisar se sintomas apresentados são de rubéola ou podem indicar outras doenças como sarampo, dengue e parvovírus.

Segundo a Anvisa de Itajaí, das 1.480 pessoas que compõe a tripulação, 1.309 receberam a dose da tríplice viral (VTV), que além da rubéola, previne contra sarampo e caxumba. Outros 155 tripulantes passaram por avaliações porque apresentaram comprovantes de que já haviam sido vacinados.

De acordo com Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, 13 tripulantes estão isolados desde o início do cruzeiro, que começou em Santos (SP), na última sexta-feira (16). No local, eles apresentaram os sintomas da doença e passaram por exames.

“Sábado ficamos sabendo do ocorrido, no domingo nos reunimos para organizar tudo que era necessário para a vacinação e na segunda, estávamos a postos para a vacinação”, disse a diretora Adriana Diego.

Durante a viagem até a parada em Balneário Camboriú, outros três tripulantes também apresentaram a suspeita de rubéola e passaram por exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC). A previsão de resultado é de três a quatro dias.

Conforme a Anvisa, os passageiros não foram vacinados e nenhum apresentou os sintomas durante o cruzeiro.

O navio realiza uma nova parada nesta terça-feira (19) em Porto Belo e depois volta para Santos, onde encerra a programação do cruzeiro na quarta (20).

O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do navio MSC Seaview e aguarda resposta. A reportagem também tenta contato com o cantor Wesley Safadão.

Santos

Em Santos, de acordo com informações apuradas pelo G1, o maior navio da temporada brasileira chegou por volta das 5h30 em Santos. Com capacidade para 5.429 passageiros, ele veio de Ilha Grande (RJ), após cruzeiro de sete noites em Salvador, Ilhéus (BA) e Búzios (RJ).

Segundo a MSC, companhia responsável pelo navio, durante o cruzeiro que começou no dia 9 de fevereiro, alguns tripulantes relataram à equipe do centro médico do navio sintomas que indicavam possíveis casos de rubéola. Após uma avaliação completa realizada pela equipe médica, os tripulantes foram acompanhados até suas cabines, onde receberam cuidados médicos constantes. Ainda segundo a companhia, a Anvisa foi imediatamente comunicada.

Logo que a embarcação atracou no cais santista, na manhã de sábado, equipes da Anvisa e da Prefeitura de Santos entraram no navio. A Secretaria de Saúde de Santos informou que uma equipe de saúde, composta por três médicos e seis profissionais de enfermagem, entrou na embarcação para dar suporte técnico à Anvisa. A Agência coletou amostras biológicas dos tripulantes para que exames sejam feitos.

Rubéola

De acordo com o Ministério da Saúde, a rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, transmitida por vírus. Entre os sintomas estão febre baixa e erupção de pele muito semelhante à do sarampo. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelida pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

Com informações G1 SC 

Sair da versão mobile