Ícone do site Notícia Hoje

Três bebês e dois adultos são transportados em UTI Aérea entre munícipios do RS

Bebês

Bebês e adultos foram transportados em segurança até a Base Aérea de Canoas (Baco)

Três bebês recém-nascidos e dois adultos em estado grave de saúde que estavam no Hospital da Universidade Federal de Rio Grande, no estado gaúcho, precisaram ser transferidos na tarde deste domingo, dia 19, para Canoas, também no Rio Grande do Sul, em uma operação bastante complexa. A capacidade da unidade de saúde estava comprometida em função das enchentes.

Para garantir o transporte seguro dos pacientes, a ação contou com o envolvimento de mais de 50 profissionais, entre servidores da saúde e militares de diferentes instituições, como Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo voo.

Publicidade

Os bebês e os adultos foram transportados em segurança até a Base Aérea de Canoas (Baco). De lá, foram encaminhados para unidades de saúde de referência da região.

“A cidade de Rio Grande está alagada e o hospital está comprometido. Então, a evacuação, principalmente das crianças, tinha que ser imediata. E devido à estrutura das estradas e à gravidade da saúde delas, a melhor opção era o transporte aéreo”, afirmou o capitão Vinicius Guimarães Tinoco Ayres, da equipe médica da FAB

A aeronave empregada foi um C-105 Amazonas, configurada como UTI Aérea. O comandante da aeronave, Cleber de Souza Nichelli, comentou sobre os desafios logísticos. “Pousamos em Rio Grande com a meteorologia adversa. Era um desafio que já estávamos esperando, somado com uma pista que está em obras. Tendo em vista o objetivo da missão, empregamos o máximo da nossa capacidade operacional em prol dessas vidas”, contou.

Com informações Oeste Mais 

LEIA TAMBÉM: Após matar a família, adolescente foi à academia e manteve rotina

Sair da versão mobile