O trabalho desenvolvido pela Associação Maria Rosa (AMAR), bem como os números de 2020 e 2021, foram enaltecidos durante sessão ordinária da Câmaras Municipal de Caçador. As ações foram apresentadas pelas assistentes sociais Mirela Úrio e Karol Freitas durante o uso da Tribuna Livre.
A entidade atende Caçador e Região há mais de 20 anos e presta serviço na Casa Abrigo, voltada às mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência, bem como a pessoas em situação de vulnerabilidade social, e para idosos na Casa Lar São José.
Somente em 2020, o abrigo da AMAR acolheu 39 usuários, entre elas 19 mulheres, 13 crianças e 7 adolescentes. No mesmo ano, foram realizados 219 atendimentos técnicos pela assistente social, 153 atendimentos realizados pela psicóloga e 114 atendimentos realizados pela pedagoga, totalizando 486 atendimentos técnicos, direcionados aos usuários que passaram pelo acolhimento institucional na casa abrigo. Também aconteceram 4 atendimentos de Grupo/Mutirão.
Em 2021, este trabalho já beneficiou 60 pessoas, em mais de 750 atendimentos.
Já na Casa Lar São José foram 3.055 atendimentos técnicos durante o ano de 2020, direcionados aos usuários que passaram pelo acolhimento institucional (sendo atendimentos sociais 371, de enfermagem 2.450 e psicológicos 234). Em 2020 foram 13 pessoas acolhidas.
Vale ressaltar que a Associação Maria Rosa é mantida pela prefeitura de Caçador, pelos Fundos Municipais de Assistência à Infância e Adolescência (FIA) e ao Idoso (FMI), além de recursos próprios através de promoções e eventos.
A atuação da AMAR e o trabalho sério e comprometido dos profissionais que atuam na Associação foram enaltecidos pelos vereadores. Para eles, a Associação Maria Rosa é referência e merece todo o apoio do Poder Público e da comunidade para o fortalecimento e ampliação do trabalho desenvolvido tanto na casa de abrigo quanto na casa lar.