Notícia Hoje

Tornados, vendavais e enxurradas: tempestades devastam municípios em SC

Santa Catarina vive momento desesperador com tornado, vendavais e enxurradas após dias de muita chuva pelo Estado

Santa Catarina vive momento intenso nestes últimos dias com condições severas no tempo. Tornados, vendavais, alagamentos e enxurradas já foram registrados em cidades pelo Estado.

Em Ipira, No Meio-Oeste, por volta das 7 horas desta quinta-feira (16), o rio Arroio Cadeia, que corta a cidade, saiu de seu leito e invadiu ruas da área central, resultando em carros arrastados, casas e estabelecimentos comerciais completamente inundados.

Publicidade

Moradores impactados pela tragédia registraram imagens que mostram a magnitude do desastre, com carros submersos e famílias ilhadas em suas próprias residências. Uma imagem revela um automóvel sendo arrastado pela força da correnteza. “Caraca! Foi embora, mano. Já era! Vai ter que pegar lá na cascata”, diz o morador que filma.

Igreja é atingida por tornado

No Extremo-Oeste, durante a madrugada desta quinta, vendavais atingiram a cidade de Guaraciaba e deixou a estrutura do telhado da Igreja Matriz foi totalmente comprometida.

De acordo com o prefeito Vandecir Dorigon não há registro de desabrigados na cidade. “Ainda estamos fazendo um levantamento de qual o volume de estragos, inclusive no interior do município”, explica.

As aulas da rede estadual de ensino estão suspensas e a prefeitura avalia a possível suspensão na rede municipal.

Dois tornados atingem cidades de SC

O fenômeno que aconteceu em Guaraciaba foi confirmada como tornado pelo meteorologista Piter Scheuer. O outro ocorreu em Itá, também no Oeste de Santa Catarina.

Segundo o profissional, os fenômenos aconteceram entre 1h e 4h da madrugada. Diversas árvores foram arrancadas e quebradas com a força dos vendavais.

Em Guaraciaba, além da Igreja, que foi totalmente destruída, mais de 30 casas também foram destelhadas. “Essa condição do tempo foi provocada pela formação de um CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala) promovendo inúmeras supercélulas alinhadas e a intensa contribuição do fluxo de umidade vindo da Amazônia”, explicou o meteorologista.

Vendaval destrói cobertura de posto de combustível

A cobertura de um posto de combustíveis às margens da BR-282, em Xanxerê/SC, foi parcialmente destruída pelo vendaval que atingiu a cidade na madrugada desta sexta-feira (17).

Vendaval

O fenômeno climático também provocou destelhamentos em residências, quedas de árvores e deslizamento em pelo menos quatro pontos da SC-155.

Segundo a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, foram distribuídos mais de 5,6 mil metros quadrados de lona para a cobertura de imóveis destelhados em Xanxerê. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar da cidade atendeu nove ocorrências de corte de árvores, totalizando cerca de 30 árvores.

Moradores das residências afetadas pelo vendaval também foram orientados a sair de casa por segurança. Os atendimentos tiveram apoio da guarnição de Faxinal dos Guedes, Defesa Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Já uma quarta pessoa foi encontrada dentro do carro submerso, também uma mulher. Ela já estava morta, segundo os socorristas.

Revenda é engolida por deslizamento

Uma empresa localizada na rua Tancredo de Almeida Neves, em Concórdia/SC, foi completamente destruída por um deslizamento de terra na manhã desta sexta-feira (17).

O incidente ocorreu por volta das 9h30, quando uma grande quantidade de terra e pedras desceu pela encosta e atingiu a estrutura da empresa. Um carro que trafegava pela rua também foi atingido pelo material, mas o motorista não se feriu.

Por sorte, não havia ninguém no local no momento do deslizamento, pois os proprietários haviam retirado os veículos da empresa na quinta, após perceberem rachaduras na construção.

Rio transborda no Vale do Itajaí

A cidade de Vidal Ramos, no Alto Vale do Itajaí, foi uma das mais atingidas nesta quinta-feira (16). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um carro sendo carregado pela força das águas do rio Itajaí Mirim, que corta a cidade.

O nível do rio Itajaí-Mirim, que corta a cidade, estava em 1,75 metros de altura às 05h e saltou para 4,60 metros já por volta das 09h, transbordando rapidamente, invadindo ruas da área central da cidade e carregando até mesmo carros.

Vitrines estouram com onda de alagamento

A região do Alto Vale do Itajaí está sendo duramente castigada pelas fortes chuvas registradas recentemente. Diversas ocorrências de alagamentos, deslizamentos e estradas danificadas foram pontuadas, além de uma loja que teve suas vitrines quebradas com uma “onda” causada pelas cheias.

A loja em questão fica no centro de Presidente Getúlio. O momento em que os vidros “se quebram” foi registrado por uma câmera de segurança. Nas imagens, é possível ver que um tipo de “onda” se formou após um caminhão transitar pela via.

O portal ND+ conversou com a gerente da loja, Cátia Donschen, que comentou que o caso aconteceu por volta das 17h desta quinta-feira (16). Alguns móveis já haviam sido retirados do local, sendo feito o recolhimento das roupas para que os danos não fossem ainda maiores.

Rio do Sul vive nova enchente

Números da Defesa Civil de Santa Catarina apontam que já há uma nova enchente em curso na cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Na maior cidade da região, já há ruas com pontos de bloqueio e uma rodovia foi interditada.

A ponte da Ximbica, localizada na rua Prefeito Wenceslau Borini, primeiro local que alaga em Rio do Sul, já foi inundada e está novamente bloqueada para o trânsito de veículos.

Por conta dos alagamentos e registro de deslizamentos, 11 abrigos de Rio do Sul se encontram abertos para receber moradores que precisam deixar suas casas.

Mulher é resgatada pelo porta-malas

Uma mulher, de 46 anos, precisou ser resgatada do próprio carro que estava ilhado com água na altura da porta na avenida Beira Rio, esquina com a rua Pomerode, no bairro Santa Rita em Brusque, no Vale do Itajaí.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o carro modelo Creta estava com água na altura da porta, o que impossibilitava a mulher de sair sozinha do veículo. Os bombeiros se equiparam com coletes de águas rápidas e saco de arremesso para alcançar a vítima.

A mulher estava sentada dentro do veículo, consciente, mas visivelmente nervosa, sem sinais de leões aparentes. Ela precisou ser retirada pelo porta-malas do carro, onde tinha menos correnteza.

Contêiner fica à deriva no rio

Com a força da correnteza reforçada com a chuva, um contêiner ficou à deriva no rio Itajaí-Mirim, em Brusque e pode chegar ao rio Itajaí-Açu, em Itajaí.

A Prefeitura de Brusque anunciou que havia avistado o objeto na correnteza do rio. O mesmo atingiu diversas pontes pelo curso fluvial, não causando danos aparentes em nenhuma das estruturas.

Por volta de 2h20 de quinta, o equipamento colidiu com a ponte que liga o Limoeiro à região da Estrada da Fazenda, ficando trancado na estrutura até às 2h40, quando o nível baixou o suficiente para que o equipamento passasse.

A Defesa Civil de Brusque acompanhou o trajeto do contêiner e avisou as forças de segurança de Itajaí. Na manhã desta sexta-feira o contêiner já estava no limite entre as cidades de Brusque e Itajaí.

Duas mulheres morrem em Taió após carro invadir rua alagada

Duas mulheres morreram após um carro que invadiu uma área alagada ser arrastado pela enchente em Taió, no Alto Vale. Era por volta das 20h desta quinta quando Corpo de Bombeiros e Defesa Civil local foram chamados para socorrer os quatro ocupantes do veículo, que ficaram ilhados.

O carro ficou submerso ao tentar passar pela rua tomada pela enchente, segundo testemunhas. Nele havia quatro pessoas, sendo o motorista e mais três mulheres. O condutor do automóvel e uma das mulheres que estavam como passageiras conseguiram deixar o veículo no local e se seguraram em árvores, pedindo por ajuda.

Quando as equipes da Defesa Civil e os bombeiros chegaram, com embarcações apropriadas, foi possível resgatar o homem e a mulher que estavam do lado de fora do veículo. A mulher apresentava sinais de hipotermia.

Os socorristas fizeram o atendimento a uma terceira mulher que estava no carro, com grau 6 de afogamento, em parada cardiorrespiratória e inconsciente. Ela foi socorrida pelas equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), encaminhada ao pronto-socorro de Taió, mas morreu em seguida.

Já uma quarta pessoa foi encontrada dentro do carro submerso, também uma mulher. Ela já estava morta, segundo os socorristas.

Com informações ND Mais 

LEIA TAMBÉM: SC tem risco de formação de supercélulas de tempestade e ventos de mais de 110 km/h

Sair da versão mobile