No meio das enchentes que atingem a maioria do Rio Grande do Sul, foi registrado, na manhã do sábado (11), um tornado no município gaúcho de Gentil, localizado no Norte do Estado, o fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil.
Segundo o órgão, o fenômeno pode ser caracterizado por uma espécie de funil de ar com ventos que podem chegar a 190 km/h.
O rastro de destruição que o fenômeno deixou foi registrado e compartilhada pelos moradores da região afetada.
Defesa Civil confirma tornado
A Defesa Civil apontou que o fenômeno foi formado a partir das nuvens de tempestades associadas à umidade em diversos níveis da atmosfera, que acabam ganhando profundidade.
“Essas condições são responsáveis por temporais, com rajadas de vento, raios, granizo e, eventualmente, tornados, como de fato ocorreu”, relatou o órgão.
Além disso, a Defesa Civil complementou que foram reportados à Defesa Civil danos em um galpão de uma propriedade rural, sem registro de feridos.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), um bloqueio atmosférico pode continuar provocando tais instabilidades no tempo do Rio Grande do Sul, com volumes de 30 mm a 50 mm de chuvas, pelo menos até quarta-feira (15).
Balanço da Defesa Civil revela mais mortes
O balanço publicado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (13) aponta que o número de mortes subiu para 147.
Outras 127 pessoas estão desaparecidas e cerca de 538.241 mil pessoas desalojadas. Confira o balanço abaixo!
- Municípios afetados: 447
- Pessoas em abrigos: 80.826
- Desalojados: 538.241
- Afetados: 2.115.703
- Feridos: 806
- Desaparecidos: 127
- Óbitos confirmados: 147
- Pessoas resgatadas: 76.470
- Animais resgatados: 10.814
Com informações ND Mais