Notícia Hoje

Terremoto em RS? Moradores sentem tremores na madrugada desta segunda-feira

Os moradores do município de Caxias do Sul, situado no Nordeste do Rio Grande do Sul, relataram terem sentido tremores na terra durante a madrugada desta segunda-feira (13). Conforme o corpo de bombeiros, mais de 100 ligações foram realizadas sobre o fenômeno.

Segundo a orientação do Corpo de Bombeiros, em casos de rachaduras em paredes ou vigas de prédios, é importante que a população saia imediatamente do local, devido ao risco alto de desabamento.

Publicidade

Além disso, o órgão indicou que segue avaliando os relatos e orientando a população a sair de suas residências no primeiro sinal de tremor ou rachadura.

Outros temores foram identificados no Estado gaúcho

O Observatório de Sismologia da UNB (Universidade de Brasília) apontou que houve três temores na Serra gaúcha. O primeiro aconteceu em Bento Gonçalves à 1h48, de 2,4 graus.

O segundo, em Caxias do Sul, de 2,3 graus, às 2h58. E o terceiro, às 3h03, com a mesma intensidade de Caxias.

No mês de julho de 2023, dois tremores semelhantes ocorreram em Caxias do Sul. Além disso, em 2008 e 2010, o Jardim América também presenciou tremores.

Qual foi a causa dos tremores?

A SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), da prefeitura de Caxias do Sul, informou que não existem riscos para a população.

O diretor de Gestão Ambiental do órgão, o geólogo Caio Torques, apontou que o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades.

Torque explica que o excesso de chuvas nas últimas duas semanas ocasionou a aceleração dessas acomodações, por conta da lubrificação causada pela água.

“Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra próximo de onde foram sentidos”, finaliza o geólogo.

Com informações ND Mais 

LEIA TAMBÉM: Morre Starbak Schneider, presidente da Câmara de Vereadores de Treze Tílias

Sair da versão mobile