Ícone do site Notícia Hoje

Sistema precário dificulta abastecimento de água nos bairros, afirma BRK

A BRK Ambiental, que assumiu o sistema se saneamento de Caçador há quatro dias tem enfrentado dificuldade em resolver os problemas de abastecimento na cidade, principalmente nas áreas mais altas. Isso porque o sistema encontrado pela empresa estava em péssimas condições de uso, falta de manutenção e ultrapassado.

De acordo com o gerente de operação da BRK, Icaro Mello Dugaich, muitos problemas foram encontrados desde quando a empresa assumiu o serviço. “De modo geral, o sistema de abastecimento na cidade é bastante precário. Sabe-se que tem recorrência história de falta de água em vários locais e recebemos esse sistema muito frágil e começamos a operar de fato na terça-feira e já tivemos alguns incidentes de parada de bomba, locais que estavam sem equipamentos instalados. Isso dá uma fragilidade operacional no sistema”, afirmou.

Publicidade

Icaro revelou ainda que não havia sistema de automação dos equipamentos, não conseguiam ver se os reservatórios estavam cheios ou vazios. Para ele, isso demanda uma operação feito há muitos anos.

“Hoje temos sistemas que conseguem monitorar se os reservatórios estão cheios ou não, se as bombas estão funcionando. Como foi passado o serviço para nós sem esse sistema automatizado, estamos operando como era feito, com pessoas fazendo rondas nos locais periodicamente para poder anotar como está funcionando o sistema”, destacou.

O gerente comentou ainda que essa falta de água constante em alguns bairros é consequência dos próprios equipamentos ultrapassados e sem manutenção.

“É importante a gente frisar que já estamos fazendo ações emergenciais para recompor elevatórias, manter sistemas operacionais, melhorias na estação de tratamento de água para que dê uma confiabilidade operacional. Ainda assim, vai ser um sistema frágil, mas com uma confiabilidade operacional, já para depois partir para outro nível de investimento. A nossa preocupação no momento é reestabelecer a água em todos os bairros”, disse.

Conforme o gerente, acompanhando algumas reclamações de pessoas nas redes sociais sobre comunicado prévio de falta de água, ele esclarece que ainda não é possível prever, pois não se trata de uma interrupção para manutenção da empresa, e sim, problemas no próprio sistema precário encontrado.

A BRK está em Caçador com um canal de atendimento 24h pelo 0800 771 0001, e todas as solicitações e reclamações são encaminhadas imediatamente para as equipes fazer o atendimento para dar uma resposta rápida para o consumidor.

Além desse atendimento, a BRK também está com uma agência física, na rua Conselheiro Mafra, no Centro, no prédio do Ministério Público Federal e atende das 9h às 17h sem fechar ao meio dia.

A BRK atualmente está com 52 colaboradores já trabalhando, e na próxima semana devem ser contratadas mais 15 pessoas, um aumento de 30% dos coladores e em maio, deve fechar o quadro de funcionários com mais 30%.

 

Sair da versão mobile