Não bastasse toda a estrutura de palcos, restaurantes, banheiros, segurança e até pronto-socorro, a Festa Nacional do Pinhão, que ocorre até o próximo domingo, dia 18, em Lages, oferece um completo centro de compras aos visitantes.
O Shoppinhão conta com mais de 30 expositores e boxes de venda dos mais variados produtos. Ali é possível encontrar doces, confecções em lã, tecidos, materiais sintéticos, jaquetas de couro, mantas, luvas, calçados, jogos de realidade virtual, móveis de madeira maciça, semijoias, artigos gauchescos, erva-mate, quadros, camas e uma série de outros produtos da região.
O Shoppinhão recebe também neste ano o Espaço Cultural para a comercialização de artesanatos. É lá que fica a artesã Sandra Cunha Leite, de 53 anos, que expõe seu trabalho pela segunda vez na festa. Ela conta que muitas pessoas procuram conhecer o artesanato feito por ela, fabricado com fita tusa.
“Além da demanda de vendas, muitos turistas procuram obter informações da fita, curiosos para saber de que material ela é produzida”.
A fita é formada basicamente por fibra de celulose e cola, de espessura final, doada por uma indústria de papel com a intenção de reutilizar o material.
“Possuímos algumas peças conceituais aprovadas pela curadoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e outras são criações. A fita é fracionada, então utilizamos apenas a mão-de-obra, cola e tesoura. A criação e a produção podem ocorrer na madeira, em peças de vidro e outros materiais”.
O Shoppinhão funciona no Pavilhão Tito Bianchini, bem no meio do Parque Conta Dinheiro, e é aberto todas as noites para visitação do público.
[tie_slideshow]
[tie_slide]
[tie_slide]
[tie_slide]
[tie_slide]
[tie_slide]
[tie_slide]
[tie_slide]
[tie_slide]
[tie_slide]
[/tie_slideshow]