Com o intuito de mostrar um Brasil desconhecido à maioria dos brasileiros, o Sesc traz para Caçador um dos pedaços mais bonitos da região norte do país. Toda a beleza do Jalapão, Parque Nacional do Araguaia, Parque Estadual do Cantão e outras obras de arte da natureza do Tocantins sob as lentes do premiado fotógrafo catarinense Zé Paiva poderão ser apreciadas a partir desta sexta-feira, 26, às 19h00 no hall de entrada do Instituto Federal de Santa Catarina. A abertura contará com palestra do artista.
A exposição “Expedição Natureza – Tocantins” apresenta os registros realizados pelo fotógrafo em Tocantins. Zé Paiva passou 62 dias descobrindo o Tocantins com sua câmera fotográfica e registrou maravilhas até então desconhecidas pela maioria dos brasileiros. Foram mais de 10 mil imagens, para que apenas 45 fizessem parte da exposição e 156 do livro deste projeto.
Dentre as fotos selecionadas, duas delas foram finalistas do maior concurso de fotografia de natureza do mundo, o Wildlife photographer of the year”, promovido pelo Natural History Museum de Londres.
Além disso, o fotógrafo teve um painel com fotos do livro expostas no Planetário do Rio de Janeiro em exposição coletiva intitulada “O mundo em nossas mãos” do Instituto Humanitare, como parte da programação da Rio +20.
Oficina Introdução a fotografia de natureza com Zé Paiva
Como parte do projeto, e visando incentivar a criatividade de fotógrafos amadores e profissionais, Zé Paiva irá ministrar uma oficina de fotografia de natureza, na qual será feita uma breve introdução teórico-prática a fotografia de natureza, apresentando referências históricas, exemplos, noções de comportamento e técnica.
Inicialmente, durante a manhã do sábado, dia 27/02, às 08h, na unidade do Sesc, será apresentado uma projeção de exemplos de grandes mestres da fotografia de natureza, seguida de dinâmicas lúdicas para sensibilização dos alunos, e após, algumas noções de técnica, composição, luz e comportamento na natureza. Pelo tempo disponível a prioridade será despertar a sensibilidade dos alunos para perceber a arte que está imbuída nos detalhes da natureza. Segundo Leonardo Da Vinci, a arte é filha da natureza.
À tarde será realizado um exercício prático, realizado na EPAGRI, às 14h00, com quaisquer câmeras que os alunos possuam, durante 2 horas. Nas duas horas finais serão vistas as fotos produzidas e comentadas, analisando-se os aspectos estéticos e técnicos.
Agende-se:
Exposição “Expedição Natureza – Tocantins”
Data: 26/02 a 01/04
Local: IFSC – Av. Fahdo Thomé, 3000
Horário: das 08h às 22h30
Agendamento de visitas:
(49) 3563-8783 Com Gustavo ou (49) 3561-5723 com Luana
Oficina Introdução a fotografia de natureza com Zé Paiva
Data: 27/02
Hirário: 08h às 12h e 14h às 18h
Local: Manhã – Sesc / tarde – Epagri (Haverá transporte que sai do Sesc)
Investimento: Usuário – R$ 20,00 / Comerciário e estudantes de escola púbica – R$ 10,00