Notícia Hoje

Semana do Contestado: Palestra resgata história de conflito

Depois do sucesso da primeira edição da Semana do Contestado em Caçador, o evento passa a fazer parte do calendário anual do município. Nesse mês, dia 21, às 19h30, no teatro da UNIARP, o tema será abordado pelo professor Nilson César Fraga através da palestra “Contestado, a guerra, o território e a cultura: a identidade cabocla regional”. Detalhes da organização foram discutidos na semana passada, por representantes de entidades parceiras.

reunião contestado - junho (1)

Publicidade

“Temos que parabenizar o vereador Ricardo Pelegrinello que é um dos idealizadores deste projeto que hoje é lei, foi aprovado pela Câmara Municipal. Importante frisar que esse é um grande movimento de resgate da história da Guerra do Contestado e vai fazer com que alunos e professores possam ter a informação, e em sala de aula debater esse assunto, porque nós de forma alguma podemos nos furtar de discutir e resgatar a nossa história”, completa o presidente da Câmara de Caçador, Valmor de Paula.

A ação é uma iniciativa da Câmara Municipal de Caçador, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Educação e tem o objetivo de divulgar a história e valorizar a figura do caboclo. Além da palestra aberta à população, destinada aos representantes de entidades locais e comunidade em geral, Nilson Fraga fará uma releitura do Contestado aos acadêmicos, estudantes do Ensino Médio e professores das escolas da rede pública e particular de Caçador.

“E, com esse objetivo nos reunimos antecipadamente para realizar atividades envolvendo alunos da rede pública e particular. Pois, queremos criar uma cultura de valorização também dentro das escolas”, explica o vereador Ricardo Pelegrinello.

 

Sair da versão mobile