Notícia Hoje

Semana do Contestado segue até o sábado

Caçador está realizando a 3ª Semana do Contestado desde a terça-feira, 17. As atividades seguem até o sábado, 28. Na terça-feira, 24, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) recebeu duas peças teatrais da Cia de Artes Vento Negro.

Nesta quarta-feira, 25, a comunidade do Martello poderá, novamente, participar da programação. A partir das 19h, o CEU receberá um concerto de flauta doce com integrantes de Caçador e Videira, bem como um musical com o grupo Shekinah. As atividades são gratuitas.

Publicidade

Além disso, o grupo Prefácio estará fazendo uma apresentação teatral no IFSC, a partir das 19h. No local está acontecendo, também, a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.

A Semana do Contestado foi instituída pela lei municipal 3298/2016, que prevê a realização anual do evento na última semana do mês de outubro.

A programação é montada com a intenção de fomentar a discussão e propor novos olhares sobre a Guerra do Contestado, que se estendeu de 1912 e 1916 e é considerada um dos maiores conflitos civis agrários do país, que deixou marcas que perduram na região meio oeste de Santa Catarina. Além disso, tem por objetivo resgatar o orgulho do povo caboclo e de sua identidade cultural.

A organização do evento é da Prefeitura de Caçador, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Museu do Contestado, Câmara Municipal, Associação de Amigos do Museu do Contestado, Pastoral da Saúde, Cúria Diocesana, Gerência Regional de Educação, UNIARP, SESC, IFSC, ACIC, AMPE, artistas e grupos artísticos da cidade e demais entidades parceiras.

Confira a programação:

Exposição “O Contestado na Linha do Tempo” da artista plástica Mariana Martinelly Kampf, na reitoria da Uniarp.

Exposição “Paisagens do Contestado”, do artista plástico Vânio Pinheiro, na Câmara Municipal de Vereadores.

Dia: 25/10 Hora: 19h

Concerto de flauta doce com o grupo de Caçador e Videira. Musical com o grupo Skekinah.

Local: CEU, no bairro Martello.

Dia: 26/10 Hora: 19h

Atração: Noite teatral com os grupos Prosas e Rabiscos, Temporá e Movimento Cultural Janela da Arte.

Local: Câmara Municipal de Caçador.

Dia: 27/10 Hora: 19 horas

Atração: Concerto de viola caipira com o grupo Raízes do Contestado, mediação com o professor Meº Carlos Matias. Lançamento do Livro “Processo de Adeodato: Último Chefe Rebelde do Contestado”, do Professor Dr. Paulo Pinheiro Machado.

Local: Câmara Municipal de Caçador.

Dia: 28/10 Hora: 15h

Atração: Mateada da Mazutti, concerto de flautas e violões com o grupo Lira do Contestado. Apresentações musicais com Luna Barbosa e diversos artistas. Grupo Shekinah. Premiação com concurso cultura e Missa Cabocla com o grupo São João Maria.

Local: Parque Central

Sair da versão mobile