Ícone do site Notícia Hoje

Secretaria de Saúde realiza palestra sobre dengue

palestra dengue

Profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caçador ministraram palestra para os professores das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Caçador durante o Fórum Desafios Educacionais, realizado pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), na quarta-feira (2). Os educadores puderam aprender mais sobre a dengue, a prevenção e sobre o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. A palestra foi ministrada pela enfermeira Cintia Carvalho e pela representante da Vigilância Epidemiológica Maria Helena Egger.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Cavalheiro, comentou sobre a importância da abordagem junto aos professores. “A palestra foi esclarecedora, rica em detalhes sobre o mosquito e a doença. Agora os professores estão preparados para repassar aos seus alunos e difundir a ideia de combate ao mosquito, no ambiente escolar e familiar”, concluiu.

Publicidade

De acordo com a enfermeira da Unidade de Saúde Mirassol (Caic), Cintia Carvalho, é fundamental que os professores sejam grandes conhecedores e difusores das informações quanto ao combate do Aedes Aegypti. “Os professores tem o contato direto com nossas crianças, e muitas vezes elas que são as responsáveis pela prevenção. A criança acaba cobrando dos pais quando observam algo de errado e as vezes até ensinando. Deste modo nós acabamos alcançando um número bem maior de famílias, casas, e atingindo nosso principal objetivo que é a prevenção”, comenta.

A agente da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Egger, destaca os cuidados que devem ser tomados para evitar o mosquito. “Em Caçador não temos a doença instalada, o mosquito precisa picar alguém doente para obter o vírus. As pessoas podem vir de outras cidades com a doença, mas não vai haver a transmissão se não tivermos o mosquito. O principal é não deixar o mosquito nascer, para isso é preciso eliminar os criadouros. Olhar uma vez por semana em casa se existe água parada em recipientes e lavar com água, esponja e água sanitária. Quando houver água parada, é necessário que não se jogue em ralos, pois o ambiente pode ser ainda favorável para a larva do mosquito. Deve-se jogar em um piso, por exemplo, ou diretamente na terra”, destaca Maria Helena.

Sair da versão mobile