Ícone do site Notícia Hoje

Secretaria de Saúde organiza retomada da vacinação por idade em SC

A retomada da vacinação contra a Covid-19 por idade em Santa Catarina ainda depende das deliberações da Secretaria da Saúde. Nesta terça-feira (1º), a pasta concluía um documento com as orientações, que será então avaliado pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite).

A previsão é as definições ocorram ainda nesta semana. A CIB, formada por gestores estaduais e municipais, aguarda o envio das deliberações para realizar a avaliação, detalha Daisson Trevisol, presidente do Cosems/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina).

Publicidade

A partir delas, será avaliado se há necessidade de reunião. Caso contrário, será aprovado. O documento definirá os critérios e a forma mais adequada para retomar a vacinação por idade.

A necessidade da consulta foi ressaltada pelo Ministério da Saúde, para que a campanha seja adequada a realidade dos municípios. Uma reunião estava marcada para a última sexta-feira (28), mas foi adiada.

O prefeito Gean Loureiro (DEM), já adiantou a divulgação e anunciou na segunda-feira (31) que quer começar a vacinar adultos a partir dos 59 anos nesta semana em Florianópolis.

Retomada

A vacinação por faixa etária foi anunciada no último dia 27, pelo governador Carlos Moisés. A princípio, ocorrerá junto aos grupos prioritários, onde a demanda para este último grupo seja menor. A previsão é que comece por quem tem 59 anos, em ordem decrescente.

Por enquanto, as campanhas em Santa Catarina seguem restritas aos grupos prioritários. São vacinados em Santa Catarina pessoas de 18 a 59 anos de idade portadoras de comorbidades e de deficiência permanente grave, trabalhadores de educação, população privada de liberdade.

Assim como agentes das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte aéreo e portuário.

Com informações ND Mais 

Sair da versão mobile