A Secretaria Municipal de Saúde, através das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, vem informar que, na manhã desta quinta-feira, 14, foi surpreendida com algumas pessoas, vindas de São Paulo, que estariam realizando testes rápidos para Covid-19 nas residências dos caçadorenses.
Assim que tomou conhecimento das informações, a Secretaria foi confirmar do que se tratava. Esta pesquisa está sendo realizada pelo IBOPE, com orientação da Universidade de Pelotas e é real.
O Governo do Estado de Santa Catarina foi informado pelo Ministério da Saúde, entretanto, não repassou as informações aos municípios.
Além disso, a forma como a pesquisa está sendo aplicada infringe normas de segurança de Saúde, bem como não estabelece conduta a ser tomada mediante a um caso positivo.
Desta forma, a Secretaria de Saúde de Caçador cancelou a realização da pesquisa, levando em consideração os apontamentos feitos pelas vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.
A Secretaria de Saúde reconhece a importância do trabalho, mas é preciso estar segura de que a referida pesquisa não traga danos à população, bem como aos profissionais que as aplicam.
Por isso, tão logo os responsáveis regularizem as observações apontadas pelas equipes de Saúde, a pesquisa será autorizada e amplamente divulgada para a comunidade de Caçador.