A Secretaria Municipal de Educação realizou uma zeladoria com o Presídio Regional de Caçador visando manutenção e limpeza dos espaços públicos. Inúmeras ações em todas as escolas e creches municipais foram concluídas desde o inicio do ano letivo. A equipe de manutenção foi uma iniciativa da secretária Josete Lemos e foi liderada pelo professor Aldo Marghotti. Os trabalhos foram desde o corte de grama até trabalhos mais complexos como elétricos, hidráulicos, pinturas e consertos em telhados. As habilidades, o talento e a disposição dos reeducandos foram aproveitados para beneficiar a comunidade escolar.
O coordenador de manutenção e patrimônio, Aldo Marghotti, destaca a preocupante quantidade de lixo existente nos pátios das unidades escolares. “Alguns equipamentos do patrimônio municipal que precisavam do registro de baixa foram abandonados nos cantos das escolas até apodrecerem. O que antes era necessário apenas uma manutenção simples agora não tem mais utilidade”, conclui.
Além das escolas, a equipe de manutenção realizou a limpeza e entrega de espaço no antigo PET, onde funcionava o setor de merenda escolar e manutenção até abril. A mudança foi realizada em abril passado quando a Prefeitura ainda pagava aluguel (valor total de, aproximadamente, R$35 mil) do local porque não foi realizada a limpeza e entrega ao concessionário.
A partir do mês de março, a equipe de manutenção dará maior atenção para as creches e ao depósito do patrimônio público, onde foram empilhados materiais que necessitam avaliação quanto a sua utilidade, além de serviços emergenciais que forem necessários. Até o mês de julhos, as escolas e Associações de Pais e Professores (APP’s) serão as responsáveis em dar continuidade aos serviços de manutenção e reparos nas escolas municipais. No mesmo mês, as equipe retorna a todas as escolas para mais um mutirão de zeladoria.