A Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Caçador em parceria com a Epagri expuseram ao longo da Feira de Inovação e Tecnologia (Fenitecc), o Sistema de Produção Integrado de Tomate (Sispit). O estande foi coordenado pelo secretário municipal de Agricultura, Eduardo Scapinelli, e o pesquisador da Epagri, Sigfried Muller.
De acordo Scapinelli, o Sispit oportuniza ao produtor de tomate saber com antecedência sobre possíveis doenças que podem atacar a lavoura, e com essas orientações antecipadas, saber que tipo de defensivo agrícola utilizar e demais ações a serem feitas para a preservação da produção. A informação chega até os produtores através de mensagem de celular realizada pelos técnicos da Estação Experimental da Epagri em Caçador, ou telefonema direto.
“O monitoramento das lavouras de tomate através do Sispit permite um uso mais racional dos defensivos agrícolas e todo este suporte técnico prestado pela Secretaria de Agricultura e Epagri auxiliam também os produtores a diminuir custos e aumentar a produção. Aqui no nosso estande durante a Fenitecc tivemos um bom volume de visitas, principalmente de universitários interessados pelo Sistema. Ao longo do dia um vídeo apresentava o Sispit em todas as suas etapas, desde a preparação do solo até a colheita do tomate. Foram dias bem aproveitados e desde já agradecemos a parceria da Epagri neste projeto”, disse o secretário municipal de Agricultura.