O Sebrae realizou em Caçador no dia 27 de julho o 1º Encontro “Conversa com o MEI” grupo Multissetorial. O encontro aconteceu no auditório do Sebrae em Caçador e foram discutidos aspectos da gestão de seus negócios. Na ocasião foi apresentado o Programa “Conversa com o MEI” que será desenvolvido em reuniões mensais até o mês de novembro. Segundo Stéffani Gomes Peres, da Unidade de Atendimento do Sebrae em Caçador, nestes encontros serão discutidos temas relevantes para os microempreendedores Individuais. Os MEI’s que não puderam participar do primeiro encontro, podem participar da próxima conversa que será realizada no dia 24 de agosto no auditório do Sebrae em Caçador.
O Programa está sendo desenvolvido na região da coordenadoria Meio-Oeste, o Programa “Conversa com MEI. ” O público beneficiado é de microempreendedores individuais, com grupo de até trinta pessoas. Cada encontro tem a duração de uma hora e tem por objetivo conhecer os conceitos e compreender o mundo dos negócios; compreender as oportunidades e os desafios que envolvem o empreendedorismo no Brasil; entender a prática da Gestão de um pequeno negócio; ter noções básicas sobre a Gestão de Negócio, promover a cultura empresarial, com foco no conhecimento (querer aprender e buscar o conhecimento teórico e prático) e aprimorar a troca de conhecimento e melhores práticas no grupo, pelo grupo e para o grupo.
O método empregado no desenvolvimento da consultoria coletiva terá os seguintes procedimentos; aulas expositivas dialogadas; debates; dinâmicas de grupo, exercícios, e relato de ideias pelo consultor. No primeiro encontro foram definidos os temas dos demais encontros. O programa atenderá também grupo Multissetorial com vigência de cinco meses, um grupo setorial no município de Joaçaba focado na gastronomia e outro em Caçador focado nos salões de beleza.
Segundo a coordenadora regional do Sebrae Meio-Oeste Sueli Bernardi, “estamos propondo algo diferente, cada encontro abordará um tema definido pelos empreendedores e de acordo com as suas necessidades, como finanças, gestão empresarial, legislação, noções de mercado, linhas de crédito, por isso a parceria com os Bancos Empreendedor e da Família e em Caçador também contamos com a parceria da Ampe”.