Notícia Hoje

Sebrae lança Projeto de Construção Civil em Caçador

O Sebrae realizou em Caçador evento de lançamento do projeto de Construção Civil que tem por objetivo capacitar os gestores e profissionais da área para que obtenham maior eficiência na gestão, elevando a produtividade de reduzindo os custos. Estiveram presentes a coordenadora regional do Sebrae Sueli Bernardi, Odelir Neves presidente da Ampe, representando o Siticom Adelmir Meireles da Silva. Pela CDL presente Rosemari  Menegazzo Ferlin e a gestora local do projeto Gelsi Forte Daros.. Segundo Sueli Bernardi o projeto terá duração de 28 meses e atenderá 20 empresas do setor.

img_0489-1

Publicidade

As empresas que participarem terão a oportunidade de se adequar a Norma Regulamentadora Nº 35 que determina que os pequenos negócios do setor devem estar atentos às principais questões sobre a saúde e segurança dos colaboradores nos trabalhos em altura, que se não gerenciados da forma correta, acabam expondo os trabalhadores da construção civil a diversos riscos, como por exemplo, as quedas e o choque com objetos no trajeto de subida ou descida. Os canteiros de obra passaram a congregar cada vez mais atividades de alta complexidade, as quais envolvem, dentre outras características, os trabalhos em altura. Porém, mesmo com a evolução nas práticas de prevenção de acidentes, o setor ainda traz índices preocupantes.

Durante a vigência do projeto ocorrerão capacitações com os trabalhadores e palestras com o intuito de orientar os profissionais de como prevenir acidentes e utilizar os recursos disponível da melhor forma possível. O projeto visa atender empresas tanto que construam como realizem os acabamentos em construções.

Sueli destaca que a iniciativa contempla construtoras, cerâmicas, indústrias de pré-moldados e mármore, entre outras empresas do segmento. O projeto objetiva avaliar a competitividade das empresas participantes, de acordo com o nível de maturidade de cada empresa participante. Identificar e priorizar oportunidades de melhoria que impactam na competitividade das empresas (Gestão, tecnologia e segurança do trabalhador) no curto, médio e longo prazo; gerar planos de ações de acordo com a maturidade das empresas, com o objetivo de acelerar a sua competitividade e minimizar os riscos de acidentes de trabalho e Oferecer capacitação aos trabalhadores com vistas a saúde e segurança do trabalhador, conceito e uso dos equipamentos de proteção que garanta a sua segurança.

Além da articulação das parcerias e lançamento, o projeto engloba outras ações tais como; Sensibilização dos empresários e adesão das empresas, formação do comitê gestor, realização do diagnóstico e construção do plano de ação individual, plano estratégico de marketing cooperativo, eventos, implementação dos planos de ação individual e acompanhamento e avaliação anual.

A vigência do projeto é de 1º de setembro de 2016 a 30 de novembro de 2018. São parceiros; Sebrae/SC, Sindicato dos Empregados da Construção Civil de Caçador, Fiesc, Ampe, Acic e empresas. No total serão mais de três mil horas de consultoria, média de 156 horas por empresa. Dez cursos de capacitação. Cento e vinte palestras, três seminários abertos, dois eventos abertos e dezoito reuniões. O investimento total previsto será de R$ 402.900,00. Cinquenta por cento Sebrae e 50% parceiros locais/empresas.

Os empresários que desejarem maiores informações podem entrar em contato com o Sebrae pelo fone (49) 3563-1977 e agendar uma visita. A inscrições podem ser realizadas até dia 20 deste mês.

Sair da versão mobile