O secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, afirmou nesta quarta-feira (28), em Brasília, que Santa Catarina poderá ter em breve até três novos destinos de cruzeiros e se tornar o estado com mais paradas de transatlânticos no Brasil.
A afirmação foi feita durante um painel no 6º Fórum da Clia, Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, em Brasília, que contou com outros secretários de estado: além de Neiva, participaram o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a secretária Executiva de Turismo de Alagoas, Marília Herrmann, e o consultor da Invest SP/ Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, Luis Antonio Sobrinho.
Neiva disse que, além de Itajaí, Balneário Camboriú e Porto Belo, que são destinos consolidados, há tratativas para a inclusão de São Francisco do Sul, Penha e Florianópolis.
O processo mais adiantado é o de Penha, que deve receber uma manobra-teste de um grande navio de cruzeiros no próximo verão. Em São Francisco do Sul, o terminal receberá seis navios de longo curso, que são embarcações menores. O Governo do Estado espera que, com as obras de dragagem e aprofundamento no acesso à Baía da Babitonga, isso ajude a estimular a chegada dos grandes transatlânticos.
Florianópolis tem o cenário mais complexo. Mas há propostas da iniciativa privada em análise, que podem viabilizar a chegada de navios de cruzeiro. A Capital é um dos destinos mais cobiçados do mercado.
Neiva também destacou como diferencial do turismo em Santa Catarina a segurança. “O diferencial de SC é cuidar das pessoas. É o Estado mais seguro do Brasil, e isso faz com que o turista se sinta seguro”, avaliou
Segundo ele, segurança e limpeza são os diferenciais mais apontados pelos cruzeiristas que passam por Santa Catarina em pesquisa feita regularmente pelo Estado.