Ícone do site Notícia Hoje

SC aumenta sua participação no PIB nacional em 15 anos

SC aumenta sua participação no PIB nacional em 15 anos

Com aumento de 0,6 ponto percentual entre 1995 e 2010, Santa Catarina é o segundo Estado com melhor crescimento em relação à sua participação percentual no PIB nos últimos 15 anos.

Em 1995, a participação do Estado PIB nacional era de 3,4%. Em 2010, o percentual subiu para 4,0%.

Em relação aos Estados da Região Sul, SC teve desempenho muito superior ao Rio Grande do Sul, que caiu 0,4 ponto percentual, e um pouco acima do Paraná, que teve sua participação aumentada em apenas 0,1 ponto.

A informação foi obtida pelo Noticenter a partir do cruzamento de dados do IBGE sobre a participação das unidades da federação no PIB entre 1995 e 2010, data da mais recente atualização da pesquisa.

Os principais dados sobre a Região Sul são os seguintes:

Santa Catarina – Foi o Estado com o melhor desempenho no Sul. A melhor posição alcançada pelo Estado foi em 2008, quando alcançou 4,1% do PIB.

Rio Grande Grande do Sul – O Estado, que em 2010 alcançou 6,7%, tinha 7,1% em 1995. O Estado teve seu maior percentual também em 2003, com 7,3%.

Paraná – O Estado possuía 5,7% do PIB nacional em 1995. Chegou a alcançar 6,4% em 2003, mas fechou 2010 com 5,8%.

ESTADOS

Minas Gerais foi o Estado que mais cresceu em participação no PIB. De 8,6% em 1995, atingiu 9,3% em 2010. Durante o período, teve um aumento de 0,7 ponto percentual, conseguindo o destaque nacional.

São Paulo, que em 1995 tinha 37,3% do PIB, alcançou 33,1% em 2010. O maior Estado brasileiro em população teve uma queda de 4,2 pontos percentuais no período. Foi o que mais perdeu pontos de acordo com os dados.

Acre (0,2%), Amapá (0,2%) e Alagoas (0,7%) não registraram crescimento durante o período. Roraima também não cresceu, mas entre esses Estados, foi o único que passou de 0,1% em 1995 para 0,2% em 2010.

REGIÕES

A região Sudeste foi a que mais perdeu pontos ao longo dos anos. Em 1995 possuía 59,1%. Em 2010 a região alcançou 55,4%, uma redução de 3,7 pontos percentuais.

A região Sul, que em 1995 possuía 16,2%, alcançou 16,5% em 2010, um aumento de 0,3 ponto percentual.

A região Norte, que tinha em 1995, 4,2%, alcançou em 2010, 5,3%, um aumento de 1,1 ponto percentual.

A região Nordeste, que tinha 12,0% do PIB em 1995, chegou em 2010 com 13,5%, um aumento de 1,2 ponto percentual.

A região Centro-Oeste tinha em 1995, 8,4% do PIB. Em 2010 alcançou 9,3%, um aumento de 0,9 ponto percentual.

Com informações do Noticenter.

Sair da versão mobile