Notícia Hoje

Saúde do homem é tema de palestra da Campanha Novembro Azul

A Unimed Caçador realizou a palestra Saúde do Homem, para cerca de 100 alunos e professores, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, na noite de 22 de novembro. O evento, que faz parte da Campanha Novembro Azul, e integra o Programa Medicina Preventiva, foi conduzido pelo médico cooperado, Dr. Ricardo Rigo Bürkle, especialista em Urologia.

cerca-de-100-pessoas-participaram-da-palestra

Publicidade

As campanhas de prevenção ao câncer de próstata aparecem timidamente entre as ações de instituições governamentais e não-governamentais, se comparados ao Outubro Rosa. “Precisamos igualar esta prática, uma vez que no ano de 2014 foram registrados 57 mil novos casos de câncer de mama contra 68 mil de câncer de próstata. A saúde do homem clama por atenção, a fim de impactarmos nesses números”, declara o médico.

Dr. Bürkle afirma que a detecção precoce do tumor é sinônimo de cura. “Não raras as vezes, mas um tumor de próstata demora de 10 a 11 meses para dobrar seu tamanho. Já um tumor de câncer de mama evolui de 35 a 45 dias. O que eu quero dizer é que se a pessoas realizar o exame anualmente, certamente pegaremos um câncer em sua fase inicial, I ou II, o que significa 100% de cura”.

O médico ainda ressalta que o câncer de mama, após realizado o tratamento e eliminado, exige um acompanhamento médico de até 20 anos. “Já o homem que é acometido pelo câncer de próstata terá um acompanhamento de apenas 5 anos posteriores ao tratamento”. Portanto, enfatiza que a prevenção é o melhor caminho para evitar a evolução da patologia.

Além do câncer de próstata, Dr. Bürkle alertou os homens com relação à higiene corporal, abordando os fatores que desencadeiam tumores no órgão masculino. “Meu objetivo é conscientizar os homens, especialmente que seu corpo é um só e deve-se tratar com atenção. Existem diversas maneiras de evitar uma doença, que não seja oriunda de histórico familiar. Considere-se ainda que o sistema de saúde muitas vezes deixa de ser um aliado do paciente, uma vez que carece de agilidade no acesso ao tratamento”, encerra.

Sair da versão mobile