Ícone do site Notícia Hoje

Santa Catarina tem dois casos suspeitos de coronavírus

Santa Catarina tem dois casos suspeitos de coronavírus, além do caso em Brusque, que está sendo investigado, há outro em Rio do Sul, conforme informou a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica). Outros dois casos, um casal em São José, que viajou a Bangkok, mas fez escala em Pequim, capital chinesa, já foram descartados na última quarta-feira (22).

O paciente de Rio do Sul ficou um mês na China, passou por Pequim e Xangai. Retornou no dia 26 de janeiro para o Brasil. Procurou atendimento médico no Hospital Regional Alto Vale de Rio do Sul, no dia 31 de janeiro sentindo mal-estar, dor no corpo e tosse.

Publicidade

Fiocruz

Para tanto, a coleta de amostras foi feita na noite do dia 31 e enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), onde serão testados os três tipos de influenza. O resultado pode levar até 5 dias. Se for detectado o vírus da influenza, aí o caso já é descartado.Caso contrário, a investigação continua na Fiocruz, no Rio de Janeiro, para saber se é o novo coronavírus.

O caso de Brusque foi divulgado na tarde de quinta-feira (30), quando um homem que retornou da China foi internado no hospital particular Imigrantes. Ele apresentava febre e sintomas de gripe e está em isolamento.

Os primeiros resultados dos testes referentes ao caso suspeito de coronavírus em Brusque devem sair na próxima terça-feira (4).

Brasil tem 16 casos suspeitos

Neste sábado, às 12h, o Ministério da Saúde atualizou em 16 o número de casos considerados suspeitos de coronavírus no país.

São Paulo tem oito ocorrências e duas suspeitas já foram descartadas no estado. O Rio Grande do Sul registra, neste momento, 4 casos suspeitos; outros três já foram descartados.

A lista inclui ainda o Paraná e o Ceará, com um caso suspeito em cada, além de Santa Catarina, com dois.

Com informações ND Online 

Sair da versão mobile