Ícone do site Notícia Hoje

Santa Catarina prepara mudanças na Matriz de Risco da Covid-19

O Mapa da Matriz de Risco da Covid-19 passará por mudanças na metodologia de monitoramento, por conta do aumento da velocidade do contágio em Santa Catarina. O assunto foi discutido durante reunião realizada pelo Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde), na tarde desta quarta-feira (16). Sendo assim, a atualização será publicada apenas na sexta (18).

Essa “recalibragem” realizada pelo Coes, também é necessária por conta da falta de sensibilidade da matriz em captar o atual aumento de casos no Estado.
Mesmo sem causar distorções nos números, a matriz não possuía todas as variáveis necessárias para

Publicidade

captar os positivados. Assim como um reajuste na contagem de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis em Santa Catarina.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde estadual, Raquel Bittencourt, o aumento da velocidade do contágio deve-se por conta de “aglomerações voluntárias, muitas visitas sendo recebidas em casa e festas clandestinas”, explica.

Dessa forma, o Mapa da Matriz de Risco da Covid-19 deve ser divulgado apenas na sexta-feira (18). A SES (Secretaria de Estado da Saúde) costumava atualizar a situação entre terça e quarta-feira, mas o tempo necessário para atualização obrigou o atraso.

Segundo o boletim divulgado pela SES, houve o aumento de 7.077 casos entre a última terça (15) e esta quarta (16), assim como o registro de mais 13 mortes, no mesmo período, em Santa Catarina. Foram registrados 442.624 casos confirmados e 4.517 mortes desde o início da pandemia.

Deste total, 411.490 pessoas (92,97%) já se recuperaram. Por fim, há 26.617 casos ativos em Santa Catarina, de acordo com os dados do Governo do Estado.

Com informações ND Mais 

Sair da versão mobile