Ícone do site Notícia Hoje

Santa Catarina é 4° Estado que mais aplicou 2ª dose da vacina contra Covid-19

O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.

Santa Catarina está em quarto lugar no ranking dos Estados brasileiros que mais aplicaram a segunda dose – ou dose única – da vacina contra a Covid-19 em suas populações, segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde).

Nesta sexta-feira (13), Santa Catarina alcançou 13, 24% da população com o esquema vacinal completo.

Publicidade

O percentual equivale a 1.740.517 catarinenses. O Estado ficou apenas atrás do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo. É importante ressaltar que a imunização completa ocorre somente depois de 28 dias passados da aplicação da segunda dose.

Apesar do avanço, a SES alerta que mais de 100 mil catarinenses não retornaram para receber a segunda dose dos imunizantes contra o coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, 147.031 pessoas estão com o calendário atrasado no Estado.

E a ocorrência não é por falta de doses. Na última quinta-feira (12), foi encaminhado vacinas adicionais a 38 municípios catarinenses, para equiparar as faixas etárias que estão recebendo a primeira dose dos imunizantes.

“Temos distribuído semanalmente doses da vacina aos municípios. Os lotes que têm sido enviados pelo Ministério da Saúde estão chegando rapidamente às regionais para que possamos seguir de forma avançada na imunização da população”, afirma André Motta Ribeiro, secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Segundo os dados do vacinômetro do Estado, apenas 20 municípios ainda não avançaram na faixa entre 25 e 29 anos.

Sair da versão mobile