Durante esta semana (2 a 6 de maio), as salas do programa SESI Matemática realizam uma programação especial para celebrar o Dia Nacional da Matemática (6 de maio). O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes. Pesquisa do Anuário Brasileiro de Educação Básica, de 2012, mostra que apenas 11% dos alunos brasileiros sabem matemática ao final do ensino médio.
No SESI de Caçador foi realizado o Bingo Matemático. O jogo apresentava cartelas compostas de cálculos envolvendo as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, inspiradas no jogo Sundae Times Lite da plataforma Mangahigh.
Durante a atividade os alunos deveriam realizar os cálculos, e através de seus resultados corretos concorriam a prêmios. Foram realizadas seis rodadas de bingo com 25 ganhadores no total. Cada um recebeu um kit EJA, composto de camiseta, boné e squeeze. A atividade contou com 121 alunos, e segundo a supervisora do EJA, Odete Aparecida, o bingo superou as expectativas dos professores. “A atividade foi muito bem aceita pelos 121 alunos presentes. Eles se divertiram e aprenderam matemática de uma forma lúdica e interativa”, comenta.
Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa a 58º posição no ranking de desempenho dessa disciplina. Ainda assim, o País avançou mais de 17% se comparado ao resultado obtido em 2001. O PISA, que é ranqueado por níveis de proficiência, diz que o nível 4 é o mínimo necessário para que se tenha uma profissão tecnológica. No Brasil, não chega a 4% o índice de jovens que alcançam esse nível do PISA e que, portanto, estariam aptos a trabalhar com tecnologia. Quase 40% dos jovens estão no nível zero.
Desmistificar o ensino da matemática é um dos propósitos do programa executado pelo SESI em Santa Catarina. São oito salas temáticas implantadas em diversas regiões do Estado e que têm alcançado resultados significativos na melhoria da proficiência dos alunos. A iniciativa, que associa práticas educacionais a recursos tecnológicos, como games online, ensina a matemática de uma maneira mais leve e divertida. O programa inclui kits com materiais didáticos e bibliografia básica; formação continuada de professores; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico.
Por que 6 de maio?
O Dia Nacional da Matemática é alusivo ao nascimento do escritor e professor de matemática Júlio Cesar de Melo e Souza, mais conhecido com Malba Tahan. Ele escreveu mais de 120 obras literárias sobre o assunto, incluindo o livro “O Homem que Calculava”, com histórias de um calculista que aplica várias estratégias matemáticas na resolução de simples problemas cotidianos. O livro foi traduzido para doze idiomas.