O rápido deslocamento de uma frente fria, com ar polar intenso embutido, permitiu o registro de precipitação entre o final da tarde e o início da noite deste domingo (16) em vários municípios do estado do Rio Grande do Sul.
Áreas localizadas no centro-leste, sudeste, sudoeste e sul, cuja temperatura ambiente, em superfície despencou para valores inferiores a 5°C, registraram chuva congelada.
Moradores de Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Camaquã, Canguçu, Herval, Pedro Osório, Pinheiro Machado relataram o fenômeno, que cai em forma de grão miúdo, semelhante à sal grosso. A informação foi confirmada junto à Brigada Militar ou Defesa Civil dos municípios citados.
Como ocorre a chuva congelada?
A chuva congelada ou chuva congelante é um tipo de precipitação que começa a cair desde as nuvens à superfície atravessando uma camada atmosférica com temperatura de subcongelamento (temperatura inferior a 0 °C), atingindo então um estado termodinâmico meta estável.
Ao impactar com a superfície, a gota recebe a energia necessária para que ocorra a transição de fase, partindo instantaneamente do estado líquido para o sólido.
Esta água, então, congelar-se-á ao impactar-se com qualquer objeto que encontre, podendo o gelo acumular-se até vários centímetros, com uma camada de gelo transparente que “vitrifica” os objetos, causando muitas vezes sérios acidentes de trânsito devido ao congelamento instantâneo das pistas.