Ícone do site Notícia Hoje

RETRO: mais investimentos na prevenção a alagamentos e catástrofes naturais

Dragagem fez com que rios resistissem as chuvas.

Dragagem fez com que rios resistissem as fortes chuvas.

2015 foi o ano em que o Poder Público fez ainda mais investimentos para a prevenção a alagamentos e catástrofes naturais. Apesar de não ter evitado completamente, amenizou e bastante a situação caótica em que ficavam os mais diversos bairros de Caçador com as chuvas, principalmente.

Além das barreiras de contenção, construídas em 2014 no Municípios, o bairro Martello recebeu, em 2015, diversas obras de tubulação para evitar os problemas de enxurradas.

Publicidade

Por outro lado, a dragagem foi testada diversas vezes com as chuvas intensas que caíram sobre a cidade. Apenas uma vez no ano houve uma pequena enchente que atingiu locais que estão quase na mesma altura do leito do Rio do Peixe. Mesmo assim, não houve desabrigados e nem mesmo, estragos em residências, diferente de outros anos.

A renovação com o sistema Antigranizo também serviu para proteger Caçador de tragédias por diversas vezes.

Em 2015 frio apareceu menos que de costume em Caçador

Os caçadorenses, acostumados com invernos de frio rigoroso, não sofreram tanto neste ano. O frio apareceu poucas vezes.

A primeira madrugada de frio com geada foi ainda no início de abril que marcou 6,5°C. Os termômetros em Santa Catarina marcaram 0°C somente em maio. Em Caçador a temperatura foi a 1,3°C e na metade de junho marcou abaixo de 0°C. Logo depois as temperaturas subiram e chegaram a 2,9°C no final de agosto.

A temperatura continuou instável e marcou 30,7°C ainda no final de agosto, 0°C  em 12 de setembro e subiram novamente a 30°C quatro dias depois. Por conta do calor excessivo, no mês de setembro foram registrados 15 incêndios florestais em Caçador.

Sair da versão mobile