O Reitor da Uniarp, Adelcio Machado dos Santos, destacou a consolidação do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação Básica.
Ambos receberam recomendação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação encarregado da regulação da pós-graduação.
De acordo com o art. 2º, § 2º, do Decreto nº 7.692, de 2 de março de 2012, “ no âmbito da educação superior, a CAPES terá como finalidade subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas para pós-graduação, coordenar o sistema de pós-graduação e avaliar cursos desse nível, e estimular, mediante bolsas de estudo, auxílios e outros mecanismos, a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência de grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda dos setores público e privado (…)”.
Para Adelcio, a produção de um determinado conhecimento que venha a dirimir ou minimizar problemas de uma certa comunidade concreta pode não ser suficiente para receber o reconhecimento internacional e a amplificação nos meios globais de comunicação, mas certamente, será de grande relevância para setores da população que se beneficiem dele.
Tal conhecimento envolve tanto aquele que, por exemplo, tenha significação para modestos agentes da economia regional, quanto o conhecimento que proporciona a formação humanística, não necessariamente ligada a interesses imediatos da vida econômica, porém a exigências da cultura, do espírito e da formação da consciência civil.
Ao se fazer referência à pesquisa, não significa apenas as pesquisas que exigem elevados investimentos e que somente podem ser desenvolvidas por grandes instituições de educação superior, mas as soluções que são encontradas para os problemas locais, na qual determinada organização de educação superior se situa, independentemente de seu porte e de sua estrutura.