Ícone do site Notícia Hoje

Reitor da Uniarp entrega livro “Caminhos de Caçador” à biblioteca

O Reitor da UNIARP, Adelcio Machado dos Santos, encaminhou o livro “Caminhos de Caçador – Dicionário das Ruas da Cidade”, para a biblioteca da Universidade.

Trata-se de obra de autoria do Vereador Alencar Mendes, que entregou um exemplar para Adelcio, em cerimônia na Câmara Municipal.

Publicidade

Explica o autor – Vereador Alencar Mendes:

“Com advento da emancipação político administrativa de Caçador, ocorrido em 1934, todos os atos municipais tiveram a necessidade de ser precedidos por lei que os oficialize. Tal fato não é diferente na denominação dos logradouros que, por certo já eram utilizados, porém sem rigores da oficialização em leis municipais.Há de ser levado em consideração o período do Estado Novo, iniciado em 1937 e que perdurou até 1945, no qual a autonomia dos estados e municípios brasileiros foram bastante prejudicados, especialmente com o fechamento dos poderes legislativos em todos os níveis, federal, estadual e municipal.

Desta forma, apenas no final do período do Estado Novo, em 1943, iniciam-se as publicações de normas legais que oficializam a necessidade ancestral de organização da aglomeração urbana e é este relato que passamos a descrever a partir daqui. Procuramos dar um enfoque tão detalhado quanto possível a todas as personalidades, locais, datas e eventos que contribuem para a identidade dos logradouros de nossa cidade. As informações aqui encontradas provêm de várias fontes, desde o contato pessoal com familiares, passando pelos arquivos e registros da Câmara de Vereadores, Arquivo Público Municipal, Prefeitura Municipal de Caçador, até encontrar a informação acessível através da internet. Após um breve relato contextualizado a história que dá origem ao nome do próprio munícipio, passamos a relatar, em ordem alfabética, dados a respeito de todas as atuais 759 vias de nosso município. Procuramos oferecer uma documentação completa e confiável a respeito da história de cada uma das homenagens prestadas através das denominações. ”

Por fim, para Adelcio, trata-se de obra importante, que fica ao dispor da comunidade universitária.

Sair da versão mobile