Notícia Hoje

Regional Centro-Norte representada em evento internacional de educação

Gestores educacionais e representantes da FIESC Regional Centro-Norte participaram dia 20 de outubro do IV Seminário Internacional de Educação, realizado em Florianópolis. O evento, promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação, reuniu pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Chile e Colômbia para abordar neurociência e iniciativas da América Latina para elevar a qualidade dos sistemas educacionais.

jovem-embaixador2-1

Publicidade

Guia Educa RH – A FIESC lançou durante o evento a publicação Guia EducaRH, que reúne ideias produzidas por 595 profissionais de recursos humanos. Ao longo de 2015, eles participaram dos encontros EducaRH, promovidos pela entidade em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SC). O objetivo do guia é orientar a estruturação de planos de desenvolvimento de pessoas mais assertivos em relação à qualificação dos trabalhadores.

Prêmio Santa Catarina pela Educação – Ainda no seminário, a Federação realizou a entrega do Prêmio Santa Catarina pela Educação. Ao todo, 15 empresas e sindicatos foram reconhecidos por suas boas práticas voltadas à qualificação do trabalhador.

Integrantes do Movimento SC pela Educação traçam estratégias para fortalecer iniciativa
Jovens embaixadores, voluntários e membros das câmaras regionais e dos comitês locais do Movimento Santa Catarina pela Educação participaram dia 21 de outubro de workshop para traçar estratégias de fortalecimento da iniciativa que completa cinco anos em 2017. O encontro foi realizado na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, e reuniu cerca de 100 pessoas.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, reforçou que o tema está em evidência também nos demais países. “Estou vindo da Alemanha onde a palavra de ordem é educação. Tenho dito que essa é a chance que temos de nos aproximar dos países mais desenvolvidos. Se não aproveitarmos essa chance, ficaremos irremediavelmente distantes destes países. O Brasil tem que agarrar essa chance e só teremos sucesso nisso se tivermos uma verdadeira obsessão pela causa da educação”, salientou.

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo SENAI, a indústria brasileira precisa qualificar 13 milhões de trabalhadores até 2020. A demanda por formação inclui a requalificação de profissionais que já estão empregados e aqueles que precisam de capacitação para ingressar em novas oportunidades no mercado.
Ao longo do dia, os participantes desenvolveram atividades de reflexão sobre as bandeiras do Movimento, o foco de atuação, a estrutura organizacional e ações que devem ser priorizadas.

Sair da versão mobile