Ícone do site Notícia Hoje

Queda violenta de temperatura tem horário para começar em SC, com -6ºC 

A entrada de uma massa polar fará os termômetros “despencarem” em Santa Catarina até a próxima quinta-feira (15) – os dias mais críticos serão sábado, domingo e segunda (13).

Com regiões em atenção após alerta da Defesa Civil para frio intenso, as prefeituras organizam a abertura de abrigos. A previsão é de que a massa polar atinja o Estado a partir da noite desta sexta-feira (10), por volta das 21h.

Publicidade

“A massa de ar polar derruba temperaturas a partir de hoje [sexta-feira] no Rio Grande do Sul. Algumas áreas do Oeste e Sul de Santa Catarina já têm essa queda principalmente à noite”, explica o meteorologista Piter Scheuer.

Diferente do frio intenso de maio, a massa polar de agora é “seca”. Ou seja, os dias serão frios e ensolarados, propícios para as tradicionais festas juninas e a celebração do dia dos namorados.

Mudança no tempo

No decorrer desta sexta, o céu ficará parcialmente nublado no Oeste e Serra, com nuvens e chuvas ocasionais. “Quanto mais próximo da noite, mais terá queda da temperatura e melhora do tempo”, explica Scheuer.

O sistema se desloca da Argentina e deve influenciar primeiro as cidades gaúchas. No amanhecer do sábado (11) todo o Estado já deve se encontrar sob influência da massa polar. A Serra deve registrar mínimas entre -5°C a -6°C, enquanto no Oeste os termômetros devem marcar de 0 a -4°C.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para o frio intenso. Segundo o comunicado, “as temperaturas sobem durante as tardes, mas mantêm-se próximas ou abaixo dos 20°C ao longo dos dias”, destaca. A sensação de frio se mantém até dia 15.

Frio aumenta no domingo

No domingo e segunda-feira (13) o tempo ficará ainda mais frio. Os namorados devem celebrar a data com os termômetros marcando -8°C nas cidades serranas entre domingo e segunda-feira.

No Oeste de Santa Catarina as mínimas oscilarão entre 0°C -4°C, assim como nas regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis e Planalto Norte. Já no Litoral Norte as temperaturas mais baixas devem ficar entre 3°C a 7°C.

Há “cidades que podem amanhecer com nevoeiro, o que deve afetar a formação de geada”, destaca Scheuer.

Sair da versão mobile