Notícia Hoje

Quarta geada seguida em plena primavera impressiona na Serra de SC

O número de geadas consecutivas impressiona na Serra catarinense. A região voltou a registrar geada durante o amanhecer desta quinta-feira (28). A condição, que atinge os campos das baixadas e as áreas urbanas, está se formando desde a noite de domingo (24), em São Joaquim.

Além de São Joaquim outros municípios da Serra, como Bom Jardim da Serra, também obteve condições de geada durante o gélido amanhecer.

Publicidade

A mínima em São Joaquim foi registrada pela estação G.Hugen no Vale do Caminhos da Neve com a temperatura de 0,3°C. Em Bom Jardim da Serra a mínima 2,41°C, conforme o monitoramento da Epagri/Ciram.

No Vale do Postinho, a 7 km do centro de São Joaquim, a geada atingiu maior intensidade deixando grande parte do vale coberto de gelo.

Chama a atenção, ainda, o fato de que esta foi a primeira vez que São Joaquim registra quatro alvoradas com geadas seguidas na área urbana somente no mês de outubro, um fenômeno até então nunca antes observado em condições climáticas.

Foi também a primeira vez que se registra esse número de geadas seguidas no pátio da Climaterra (na área urbana de São Joaquim). Essa foi a 10ª geada do mês de outubro somando 74 dias com marcas negativas e a geada de número 120 no ano de 2021.

Os dados relativos às temperaturas mínimas foram compilados pelos meteorologistas Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer em estações padronizadas (governamentais e particulares).

Confira as temperaturas mínimas:

-0,2°C Bom Jardim da Serra/Estações Keiser

0,3°C São Joaquim/Estações G.H

2,2°C Painel/Estações Keiser

2,3°C Urupema/Epagri

4,1°C Urubici

Com informações ND Mais 

 

Sair da versão mobile