Ícone do site Notícia Hoje

Quais raças de cachorro ajudam no desenvolvimento infantil?

Um cachorro como animal de estimação é capaz de transformar uma família toda e, em especial, aqueles que estão ainda começando a aprender o que é viver: as crianças. Essa dupla combinação pode, inicialmente, parecer trazer prejuízos, com mais gastos e mais preocupação.

Entretanto, existem diversos benefícios da relação entre crianças e cachorros, que vão desde o incentivo à educação e senso de responsabilidade, até mudanças reais na saúde dos pequenos.

Publicidade

Crianças que convivem com cachorros, ainda nos primeiros anos de vida, têm menor chance de desenvolver doenças respiratórias, como a asma, e ainda tem seus sistemas de defesa fortalecidos.

Além disso, eles podem ser verdadeiros companheiros de caminhada e brincadeiras, estimulando as crianças a praticar exercícios físicos com frequência.

Além disso, ao criar uma relação de amizade com o animal, crianças passam a ter a percepção da importância da confiança, desenvolvimento de empatia e responsabilidade com o próximo.

Para que essa convivência seja a mais proveitosa possível, é preciso estar atento à alguns detalhes, como as raças mais indicadas para o entretenimento das crianças.

O ideal é optar por cães que sejam amigáveis, carinhosos e facilmente adaptáveis, como é o caso do Shih Tzu, por exemplo. Continue a leitura e entenda quais raças de cachorro são as mais indicadas para iniciar a relação de crianças com os animais de estimação.

Shih Tzu

Essa raça adora um carinho, um colo e um chamego! Por isso, é ideal para as crianças que amam interagir com o animalzinho, fazendo dele um verdadeiro companheiro no dia a dia.

E, para ele, isso é o ideal, pois é um cão que ama companhia e pode sentir-se triste quando passa muito tempo sozinho. Outra vantagem é que ele é um cão super sociável, se adapta bem à novos lugares e pessoas e dificilmente tem comportamentos agressivos.

Beagle

São cães bondosos, facilmente educados e verdadeiros companheiros. São cães super saudáveis e, por isso, é comum ver animais dessa raça bem idosos.

É uma raça bem protetora e é indicada para famílias grandes com crianças, principalmente para as que passam bastante tempo em casa, pois ele pode se tornar um destruidor de móveis se passar muito tempo sozinho e sem entretenimento.

Além disso, beagle e crianças tem várias características comuns, o que fazem deles ótimos parceiros: são brincalhões, adoram ter atenção voltada pra si, brinquedos novos e são muito expressivos e amorosos.

Poodle

São animais muito inteligentes e ótimos para crianças, com exceção das versões menores (toy e microtoy) que, por serem mais delicados, podem não se dar bem com todo o amor vindo dos pequenos.

É uma raça bem ativa, aprendem rápido novas instruções e, quando bem educados, dificilmente são agressivos. Por não soltarem muito pelo, são ótimas opções para crianças alérgicas.

Pug

É um cão pequeno, não late muito e, quando bem educado e adaptado, é um ótimo animal para crianças. São cachorros que não precisam e não devem praticar tantas atividades físicas, pois possuem problemas de respiração e nas articulações. Por isso, são ideais para crianças mais tranquilas no dia a dia.

Golden Retriever

Para quem tem bastante espaço e gosta de cachorros de grande porte, a raça Golden Retriever é extremamente dócil e companheira. São cachorros que tem energia pra dar e vender e, por isso, precisam de parceiros que acompanhem seu ritmo.

São protetores, inteligentes, bem tolerantes a brincadeiras e dificilmente mostram-se agressivos.

Sair da versão mobile