Notícia Hoje

Protótipos de novas lixeiras, baratas e funcionais, começam a ser instaladas

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC) desenvolveu um projeto de novas lixeiras para os bairros e Centro da cidade. Inicialmente, cinco peças estão em fase de finalização e serão colocadas em pontos específicos para que sejam monitoradas. O objetivo é que estas lixeiras sejam baratas para ser confeccionadas e funcionais.

“Estes são protótipos para validação do modelo. Assim que instaladas elas serão monitoradas para vermos se o volume está de acordo, se as pessoas irão usar, se precisa ser maior, ou se precisa algum ajuste mecanicamente. Assim que tivermos estas respostas, vamos começar uma produção em série e toda a cidade será contemplada”, destacou o diretor de Pesquisa do IPPUC, Alexandre Schermach.

Publicidade

O novo modelo funcional facilita o esvaziamento, sendo já pré-aprovada pelos servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que são os responsáveis pelo recolhimento do lixo.

“É um projeto que vai elevar a imagem da nossa cidade”, completou Nelson Navroski, pintor letrista.

“No projeto foi levado em consideração, não apenas a identidade da cidade, mas sim o baixo custo da fabricação e principalmente a ergonomia dos usuários e agentes de limpeza. Além disso, o rostinho é convidativo, simpático, fazendo com que a pessoas se aproximem e usem de maneira correta”, salientou Karina Pompermayer, presidente do IPPUC.

As lixeiras deverão ser instaladas nas placas com os nomes das ruas e estão sendo construídas pela equipe da Infraestrutura de Caçador, fazendo com que o valor de produção seja baixo.

“Pedimos para que as pessoas então usem a lixeira, né, que é o local certo para depositar o lixo”, ressaltou Marcio Teles, pintor letrista.


Sair da versão mobile