Visando oferecer maior conforto aos pequenos pacientes internados, o Hospital Maicé desenvolve, há cerca de um ano, o Projeto Naninhas do Bem, que consiste na confecção de um “amiguinho de pano” doado para fazer companhia às crianças que precisam permanecer em tratamento dentro do Hospital.
O brinquedo é confeccionado por voluntárias que se reúnem quinzenalmente para dar vida aos companheiros das crianças. Com dedicação e carinhos, pedaços de pano, linhas e fibra vão se transformando em um excelente companheiro, capaz de trazer alento e alegria aos que precisam passar pelo período de internação.
De acordo com a psicóloga do Maicé, Caroline Delavechia, essa é uma maneira de demonstrar afeto às crianças, pacientes do Hospital. “Todas as crianças que ficam internadas recebem um Naninha. É um companheiro durante a internação e um brinquedo que elas utilizam quando voltam pra casa”, explicou.
O projeto é nacional e nasceu no Paraná. Ele foi trazido ao Hospital por Raquel Barcelos, esposa do Diretor Superintendente, Sérgio Schmitz. “Os primeiros naninhas que chegaram foi através de doação. A ideia é oferecer um atendimento melhor, durante os procedimentos realizados no Hospital. Os Naninhas são personalizados e carregam o símbolo do Hospital, que é o Beninho, um cãozinho enfermeiro”.
Neste primeiro ano do projeto foram entregues mais de 300 Naninhas. “É muito bonito ver as crianças saírem com um naninha nos braços”, comentou.
Doações
O projeto é mantido através de doações. Para confeccionar os Naninhas é utilizado tecido 100% algodão, liso ou estampado, papel termo colante e fibra. “Quem desejar contribuir com o projeto pode entregar os materiais diretamente no Maicé. Além disso, as doações podem ser feitas em forma de valores para aquisição do material ou os naninhas prontos, visto que disponibilizamos o molde”, completou Caroline.