Notícia Hoje

Programa Novos Caminhos será lançado em Caçador dia 01 de setembro

O Programa Novos Caminhos chega a Caçador para beneficiar jovens que vivem em casas de acolhimento do Estado. A iniciativa oferece capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho. O termo de adesão será assinado dia 01 de setembro pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e pela Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC). A solenidade será realizada no Auditório do SESI de Caçador, a partir das 8 horas.

Um total de 426 jovens e adolescentes que estão ou estiveram sob a tutela do Estado em todas as regiões de Santa Catarina já passaram, desde 2013, por cursos de preparação para o mundo do trabalho, de qualificação profissional e de educação de jovens e adultos, oferecidos pelo Programa Novos Caminhos.

Publicidade

Saiba mais

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da equipe da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos em situação de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Ao ingressarem no Programa, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), respeitando-se as necessidades e o perfil de cada adolescente.

Após concluírem os programas de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o Programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-os a fazer parte da ação. Santa Catarina possui 170 Programas de Acolhimento que atendem crianças e adolescentes entre 0 a 18 anos.

wpp

 

Sair da versão mobile