Notícia Hoje

Programa Novos Caminhos forma a primeira turma na região

A primeira formatura do Programa Novos Caminhos na região foi realizada nesta quinta-feira (07) no Auditório do SESI de Caçador. No Programa, 18 adolescentes atendidos nos programas de acolhimento do Estado de Santa Catarina na região, participaram de capacitações para qualificá-los e inseri-los no mercado de trabalho, a partir de uma iniciativa da Fiesc.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente regional da FIESC, Gilberto Seleme, presidente da ACIC, Moacir José Salamoni, vice-prefeito Alencar Mendes, promotor de justiça da Comarca de Caçador João Paulo de Andrade, representando o Ministério Público, diretor do Senac, Márcio Pires de Camargo, representando a FECOMÉRCIO, reitor da UNIARP Adelcio Machado dos Santos, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção de Caçador, Araí Stélio Fávero, representando a OAB SC, além de secretários municipais, presidentes de sindicados patronais, dirigentes e coordenadores do Sesi, Senai e Iel, empresários,  professores e profissionais que acompanharam os adolescentes, imprensa e comunidade em geral.

Publicidade

Durante este ano, os adolescentes participaram de minicursos. Na etapa inicial, a Fiesc, por meio do Sesi, Senai e IEL, realizou cursos focados em orientação profissional, postura para o mundo do trabalho, ética, nova ortografia, saúde e segurança do trabalho, entre outros temas. Já o Senac ofertou qualificação em informática, enquanto o Senai também atendeu alguns dos jovens no curso de aprendizagem industrial.

Gilberto Seleme, vice-presidente Regional da FIESC destaca que o programa Novos Caminhos é um modelo que deve ser replicado e fortalecido. “Com este programa estamos oportunizando a qualificação para jovens e por consequência, um espaço no mercado de trabalho. Hoje as indústrias não contratam sem qualificação, a concorrência está muito grande, então estamos transformando o futuro destes jovens. Parabéns para todos os parceiros desta iniciativa e especialmente para as indústrias que se comprometeram em dar empregos para estes jovens, cidadãos de bem”, afirma.

Araí Fávero, presidente da OAB, subseção de Caçador enalteceu a união das entidades em prol do futuro dos jovens, utilizando a educação como ferramenta de transformação. “Este é um evento de extrema importância. Não teremos crescimento e evolução no País sem educação. A educação vai abrir as portas para o futuro dos jovens. Este programa merece todos os elogios e todo o apoio”, diz.

De acordo com João Paulo de Andrade, promotor de justiça da Comarca de Caçador, o Programa Novos Caminhos desempenha um papel importante na educação como forma de coibir o aumento dos índices de criminalidade. “É um Programa que estimula a educação e envolve as famílias em prol dos nossos jovens. Tudo que é importante para os jovens é importante para a nossa comunidade”, comenta.

O programa é uma parceria entre Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional de Santa Catarina e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMERCIO).

O objetivo da FIESC é inserir os jovens no mundo do trabalho, desenvolvendo capacitações voltadas a questões comportamentais, trabalhistas e também educacionais, além de possibilitar a inserção em cursos de qualificação, aprendizagem e técnicos, preparando os jovens para a nova fase da vida após o abrigo, já que muitos foram destituídos do poder familiar.

Sair da versão mobile