Notícia Hoje

Profissionais da Saúde recebem capacitação para diagnóstico precoce da hanseníase

Profissionais da Secretaria de Saúde de Caçador estarão durante toda a quinta-feira, 25,  reunidos no salão da Casa da Cultura, onde passarão por uma capacitação para diagnóstico precoce da hanseníase.  Devido a isso, os atendimentos médicos e de enfermagem não estarão funcionando nas unidades de saúde. Na sexta-feira, 26, os atendimentos retomam a normalidade.

A capacitação será realizada em parceria com a Vigilância EpidemiológicaAtenção Básica, sendo ministrada pela dermatologista referência da região, Inara Pinto Saavedra.

Publicidade

A doença

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. É importante que ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para exame da pele e nervos.

A transmissão pode acontecer quando a pessoa doente espirra ou tosse próximo às outras. Por isso, a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.

O tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde de forma gratuita. O tratamento dura de 6 meses a 1 ano, podendo ser prolongado por mais 1 ano.

Sair da versão mobile