Notícia Hoje

Professores da UNIARP participam de Congresso Paranaense de Microbiologia

Os professores da UNIARP, Hiago Bellaver e Vilmair Zancanaro do curso de farmácia, junto com a professora Marithsa Marchetti do curso de Ciências Biológicas participaram do II Congresso Paranaense de Microbiologia e I Simpósio Sul-Americano de Microbiologia Ambiental, realizados na cidade de Londrina- PR.

Na ocasião os professores do curso de Farmácia apresentaram dois trabalhos de pesquisa elaborados na instituição com a professora e egressa do curso de Farmácia, Jéssica Favarin.  A apresentação dos trabalhos foi realizada com a exposição de pôster e contou com o prestígio de todos os congressistas inscritos no evento.

Publicidade

professores-da-uniarp-participam-do-ii-congresso-paranaense-de-microbiologia-1

“Os trabalhos apresentados contaram com a colaboração da atual professora, Jéssica Favarin, era então nossa acadêmica do curso de farmácia e da professora Talize Foppa. O trabalho de Análise do perfil de resistência antimicrobiana de Escherichia coli em um determinado laboratório de Santa Catarina, foi desenvolvido como trabalho de estágio final, um dos requisitos para a defesa do artigo de conclusão de curso, e forneceu importantes subsídios para a reorientação terapêutica e resistência antimicrobiana de pacientes com infecções do trato urinário neste município. Enquanto o trabalho de conclusão de curso In vitro antimicrobial capacity of Pelargonium graveolens extracts against bactéria that cause acne vulgaris, também apresentado em modalidade de pôster, teve caráter interdisciplinar unindo as disciplinas de química, farmacognosia e microbiologia objetivou os estudos antimicrobianos  primários da planta para posterior desenvolvimento de um produto para comercialização na farmácia escola, explorando o projeto farmácia verde, este trabalho ainda não teve seu término, os próximos passos serão as análises toxicológicas da planta e alguns ensaios em modelo animal. É muito importante fazermos a divulgação dos trabalhos elaborados na instituição e evidenciarmos o envolvimento acadêmico na elaboração de trabalhos e escritas científicas”, salienta o professor Hiago.

Os professores ainda participaram de um ciclo de palestras e mesas redondas com palestrantes nacionais e internacionais e cursos de atualizações nas áreas de diagnóstico microbiológico de doenças infeciosas e pesquisa com fungos micorrízicos arbusculares. Ficam os agradecimentos ao Instituto Fiocruz e a empresa Newprov pelo apoio nas pesquisas desenvolvidas.

Sair da versão mobile