Ícone do site Notícia Hoje

Professora da UNIARP faz doutorado nos Estados Unidos

A professora Ivanete Schneider Hahn, que atua nos cursos de Administração e Jornalismo da UNIARP esteve nos Estados Unidos realizando estágio doutoral no exterior, no Departamento de Estratégia e Negócios Internacionais da Sawyer Business School – Suffolk University, em Boston, Massachusetts.

A professora, que é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esteve na universidade americana entre os meses de janeiro e maio de 2016, onde participou das atividades de pesquisa, sob supervisão do professor Dr. Carlos Rufin, um dos expoentes em pesquisa em negócios internacionais, especialmente em mercados emergentes. Professor Rufín ainda atua como coordenador do Programa de Políticas Energéticas da Harvard Kennedy School e é consultor em órgãos como o World Bank (Banco Mundial), o Inter-American Development Bank (IDB), United States Agency for International Development (USAID), AES Corporation, Gas Natural e diversas instituições governamentais e não-governamentais da América Latina, Europa, Ásia e dos Estados Unidos.

Publicidade

Segundo a professora o principal objetivo em ir para o estágio doutoral foi desenvolver a parte teórica e iniciar a coleta de dados de sua tese de doutorado – que se destina a estudar o investimento de empresas multinacionais e domésticas no mercado da base da pirâmide e busca estabelecer relações com o desempenho organizacional destas empresas.

Além das atividades que integraram a pesquisa, a professora ainda teve oportunidade de participar de cursos, seminários e eventos na Harvard Business School (Escola de Administração de Harvard), onde teve contato com empresas como Google, Time Warner Cable, Deloitte e Bank of America Merrill Lynch. “Os meses de estudo e convivência possibilitaram vislumbrar oportunidades para brasileiros se especializarem nos Estados Unidos, bem como, para formar redes de relacionamento que possibilitem que estudantes da UNIARP possam se candidatar a bolsas do Ciência sem Fronteiras (CsF), já durante a graduação. Nós temos muito a aprender, e temos muito a fazer pelo Brasil”, comenta.

Saiba mais

O estágio doutoral no exterior ou doutorado sanduíche pode ser desenvolvido por alunos formalmente matriculados em curso de doutorado no Brasil, que comprovem qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil.

Diversos órgãos governamentais, como é o caso da Capes ou CNPq, bem como de Instituições não-governamentais, como é o caso da Fundação Lemann e Fulbright Brasil oferecem bolsas para brasileiros estudarem no exterior.

Sair da versão mobile