O Banco do Brasil foi multado em R$ 120 mil por não ter acatado determinação do Procon de Fraiburgo, encaminhada no dia 3 de julho, para reabertura da agência do município. O banco foi alvo de assalto no mês de março, quando bandidos fortemente armados explodiram caixas eletrônicos.
O Banco do Brasil está operando na cidade com os caixas eletrônicos apenas para consultas de saldos e serviços online, mas nada que envolva dinheiro em espécie.
De acordo com a diretora do Procon, Valéria Amaral, os consumidores relataram que, em muitos casos, quando precisam fazer transações bancárias têm que se dirigir a cidades como Videira e Caçador.
O Banco foi enquadrado pelo Procon pela inobservância do Código de Defesa do Consumidor. “O que temos neste caso é a falha na prestação do serviço e o descaso com os consumidores, falha que obriga os clientes a procurarem meios alternativos, sobrecarregando os agentes apoiadores do Banco do Brasil, inclusive causando prejuízo de atendimento aos clientes dos Correios e Lotéricas”, destacou Valéria.
O Banco do Brasil terá 30 dias para recolher a multa. Cabe recurso.
Vale lembrar que o Procon de Fraiburgo realiza, em média, 80 atendimentos diários, fazendo valer o Código de Defesa do Consumidor.