Realiza-se nos dias 02 e 03 de agosto o primeiro Seminário de Ética na Sociedade, com o tema “O paradigma ético no trabalho e na sociedade atual”, na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.
O evento, promovido pela Comissão de Ética de Caçador, será gratuito e visa despertar senso crítico e conhecimento, além de recuperar a ética na animação da sociedade, em todos os segmentos e instituições aumentar a consciência ética, tanto do cidadão, quanto do profissional, sob o ponto de vista individual e organizacional. Pretende elevar a sensibilidade da pessoa e do profissional para princípios e valores, que devem servir de parâmetros para a solução de dilemas éticos que envolvem a dinâmica em todos os níveis e organizações.
Entre os critérios para escolha dos palestrantes, estava o conhecimento sobre a conjuntura atual nacional e internacional, por isso para a primeira noite, 02 de agosto, o conferencista Claude Pasteur, engenheiro eletricista e advogado, irá expor a ética e o mundo do trabalho. E no dia 03 de agosto, o conferencista Léo Pessini, Doutor em Teologia moral/bioética abordará ética em tempos de globalização.
Em entrevista coletiva com a imprensa, o bispo da Diocese de Caçador, Dom Frei Severino Clasen, enfatizou a importância da participação neste evento. “A partir deste encontro, podemos criar grupos que pensam e buscam superação das crises atuais, seja a crise de instituição, das Igrejas, da fé e da espiritualidade. Pessoas de bem vão nos ajudar nessas conferências. Por isso, todos que tem o cuidado com a vida e com a ética na sua postura de trabalho e tem o desejo de humanizar mais a nossa sociedade, venham e participem desse seminário”, disse.
O Seminário de Ética tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). As entidades parceiras são: Diocese de Caçador, Comissão de Ética, Uniarp, Conselho Regional dos Engenheiros e Arquitetos (CREA) Regional de Caçador, UNIMED, Associação Médica de Caçador, Hospital Maicé, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Caçador, Associação dos Psicólogos de Caçador, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Pastoral da Família, Conselho Tutelar, Ministério Público, Prefeitura de Caçador e Câmara de Vereadores de Caçador.