Notícia Hoje

Previsão é de frio persistente com geada em SC nesta quarta-feira

O frio vem acompanhado do sol nesta terça-feira em SC. O amanhecer foi marcado por temperatura baixa, em todas as regiões do Estado. Houve registro de temperatura negativa na Serra catarinense: em Urupema, atingiu -2,3°C; Urubici registrou -1,9°C; São Joaquim teve -0,6°C; e em Bom Retiro os termômetros marcaram -0,1°C. Nas outras regiões, as temperaturas também estiveram baixas, mas não abaixo de zero. No decorrer do dia, o tempo continua estável, com presença de sol entre nuvens.

O meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) Marcelo Martins disse que a previsão para a semana é de frio mais intenso e persistente, devido a uma massa de ar frio e seco de origem polar que avança pela Argentina e Sul do Brasil. As temperaturas mínimas devem ficar abaixo de zero, favorecendo a formação de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto e isolada nas demais regiões. As temperaturas não sobem muito durante o dia, com baixa amplitude térmica.

Publicidade

 

Para a quarta-feira, a previsão da Epagri/Ciram é de tempo seco e poucas nuvens em Santa Catarina, com nevoeiros isolados ao amanhecer. A temperatura estará baixa em todas as regiões. Mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas do Estado. Há condição de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto e isolada nas demais regiões.O vento, de Oeste a Sudoeste, tem intensidade fraca a moderada.

Até sábado, 11 de junho, a temperatura diminui ainda mais em Santa Catarina. A previsão é de frio persistente, com temperatura mínima próxima e abaixo de zero, na madrugada e amanhecer, com formação de geada. Segundo a Epagri/Ciram, a temperatura não sobe muito durante o dia, ou seja, haverá baixa amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima).

O ar polar que predomina no Sul do Brasil ganha reforço no fim de semana devido ao avanço de outra massa de ar polar ainda mais intensa.

Mar agitado e risco de ressaca 

No final de sexta-feira, 10, e no sábado, 11, a altura das ondas aumenta no Litoral de Santa Catarina, podendo atingir picos de 3 a 4 metros, mais intensos em áreas afastadas da costa. Há risco de ressaca no sábado.

A condição adversa de mar estará associada a um ciclone extratropical no oceano, na altura do Litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e ao avanço de outra massa de ar polar pelo Sul do Brasil.

Condições extremas

Mapa abaixo mostra os locais onde a temperatura estará extremamente baixa nesta quarta-feira, 8, em comparação com anos anteriores. De modo geral, o frio irá predominar em todo o estado:

Screenshot_1 (1)

As temperaturas mínimas previstas pelo modelo atmosférico WRF, para os próximos dois dias, são comparadas com as temperaturas que ocorreram nos últimos anos (climatologia) na mesma época do ano. A condição Sem Aviso significa que o valor de temperatura mínima prevista está em torno ou acima da média. As condições Tmin baixa, muito baixa e extremamente baixa, significam que os valores abaixo da média são atípicos e de baixa probabilidade de ocorrência.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite), é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Cuidados no frio

O frio também traz o alerta para a gripe. A queda da temperatura provoca o aumento dos casos das doenças respiratórias. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para evitar o contágio. A gerente de Vigilância de Doenças Imunopreviníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva, orienta que as pessoas mantenham as janelas abertas e ventilem os ambientes, lavem muito bem as mãos e, sempre que tossir ou espirrar, cubram a boca com lenço descartável ou com o antebraço.

Se apresentar os sintomas da gripe, é necessário procurar imediatamente a um serviço de saúde para buscar tratamento adequado; após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

 

 

Sair da versão mobile