Empresários, autoridades, consultores ambientais e estudantes de diversas áreas lotaram o auditório da Associação Empresarial de Caçador (Acic) nesta quinta-feira, 29. A plateia, formada por mais de 100 pessoas, debateu durante três horas, assuntos ligados ao licenciamento e a legislação ambiental com o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates. “Só se pensou em meio ambiente quando o homem percebeu que poderia acabar com ele mesmo. O que vai salvar a questão ambiental no Brasil não é a legislação, mas a conscientização de cada um”, declarou na palestra.
O evento foi aberto pelo presidente da Acic Moacir José Salamoni que destacou a importância do tema e a aproximação da Fatma para esta discussão. “Temos em nosso município diversas atividades industriais e a rapidez nos processos é fundamental, até para não travar a economia local. Precisamos ter mais ações como esta, de discussões, de orientações para a busca de soluções de forma rápida e harmoniosa. Aproveito para agradecer a vinda do presidente da Fatma nesta ocasião e fica o convite para retornar. É sempre salutar a discussão em prol da busca conjunta de soluções”, afirma.
Waltrick é presidente da Fatma há três anos e atua na instituição há mais de uma década. Professor e doutorando em Direito, falou sobre a importância que o meio ambiente tem conquistado nas últimas décadas para a sociedade, sobre o projeto de licenciamento que tramita no Congresso Nacional e seu impacto para Santa Catarina, a modernização da Fatma para atender melhor os empreendedores e as dificuldades da instituição.
O presidente também respondeu aos questionamentos e as críticas feitas a Fatma. “A Fundação e os técnicos cumprem a legislação vigente. Temos uma gestão aberta para resolver os problemas, dentro da legalidade”, informou.
Também na platéia, o deputado Valdir Cobalchini destacou a importância do diálogo entre a direção da Fatma e os empreendedores. “Temos uma região que é muito sensível na questão ambiental, já que nossa economia está baseada no setor madeireiro e, esse diálogo e os esclarecimentos são importantes para sanar as dúvidas com relação a licenciamentos pendentes”, afirmou.
Também acompanharam a palestra, o diretor de Administração, André Adriano Dick, o gerente da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) da Fatma em Caçador, Dario Francio e o vice-presidente Regional da FiescGilberto Seleme, além de professores e acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Uniarp.