Notícia Hoje

Prefeitura de Caçador inaugura novo laboratório municipal, no Jonas Ramos

A Prefeitura de Caçador inaugurou, nesta sexta-feira, 14, o novo laboratório municipal, que fica no Jonas Ramos. O espaço, de 610 m², vai poder ampliar ainda mais o atendimento, bem como, dar mais conforto para os pacientes e servidores.

No laboratório antigo, eram feitos 120 atendimentos de coletas diários e, em média, 700 análises por dia. “Agora temos um espaço amplo, onde poderemos aumentar os atendimentos e o número de análises. Aqui, teremos todos os setores de bioquímica, hematologia, urinálise, parasitologia, microbiologia e, pretendemos ampliar o setor de imunologia para realização de exames hormonais, hiv, hepatites e anticorpos contra diversas patologias, incluindo a Covid-19”, completou a coordenadora do Laboratório Municipal, Dayana Holz.

Publicidade

O espaço onde o laboratório foi instalado faz parte do complexo do Jonas Ramos, que estava ocioso e passou a ser utilizado pela atual administração. Lá, funcionam mais 12 outros departamentos, incluindo especialidades, bem como, a própria Secretaria de Saúde. “Estamos integrando diversos setores da Saúde de Caçador, evitando que as pessoas precisem se deslocar para outros ambientes, facilitando o acesso aos serviços”, salientou o secretário de Saúde, Ademar Schmitz.

A inauguração do laboratório é mais um passo para proporcionar uma saúde de mais qualidade para os caçadorenses. “Esta é uma data muito importante para nós, porque estamos entregando uma obra que vem dar mais qualidade ainda ao serviço prestado pelo laboratório, principalmente na questão de espaço e da possibilidade de ampliar os serviços”, completou o vice-prefeito, Alencar Mendes.

A estrutura do Jonas Ramos foi cedida para a Prefeitura ainda em 2010, para que fosse possível se manter uma área de atendimento de Saúde. Como hospital, entretanto, não era mais possível funcionar.

No local, até 2017, chegou a funcionar o Pronto Atendimento Municipal, que foi transferido para um novo prédio, na UPA, do Berger. Assim, a Prefeitura passou a fazer as reformas e adequações necessários para que o Jonas se tornasse um grande complexo de Saúde. Atualmente, estão ali em funcionamento as especialidades (que devem ser ampliadas em breve), o laboratório, ambulatório, Secretaria de Saúde, posto de Saúde e, em breve, o Caps Ad e demais serviços que possam ser incluídos, completando o projeto que foi iniciado ainda em 2010.

“Estamos concretizando um grande projeto, que era de transformar o Jonas em um Centro de Saúde. Inclusive, o antigo laboratório foi construído quando estivemos na Prefeitura em outro mandato e, quando assumimos novamente, percebemos a necessidade de se ampliar o espaço e isso se consolida no dia de hoje. Aqui, poderemos ampliar o atendimento para as pessoas, trazendo ainda mais qualidade de vida para todos”, finalizou o prefeito Saulo Sperotto.

 

Sair da versão mobile