Notícia Hoje

Postos ampliam horário de atendimento para bater meta de campanha de vacinação

POLI2 - RJ - 12/06/2010 - VACINACAO/POLIOMIELITE - GERAL OE JT - Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, do Ministério da Saúde, na Fundação Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: FABIO MOTTA/AGENCIA ESTADO/AE

Os postos de saúde de Caçador, que possuem sala de vacina, atenderão em horário estendido na quarta, 29, e quinta-feira, 30. A ação visa flexibilizar o período para os pais e responsáveis por crianças de 1 a 5 anos, que ainda não tenham levado os pequenos, para tomarem a vacina que protege contra sarampo e poliomielite.

Nos dois dias, as vacinas serão aplicadas até às 20h30,  exclusivamente, nas unidades de saúde do Martello, Caic, Bom Sucesso, Berger, Municípios, Santa Catarina e a Clínica Materno Infantil.

Publicidade

Em Caçador a meta da campanha de vacinação é imunizar 95% do total de crianças com a faixa etária. Mas, até a sexta-feira-feira, 24, apenas 72% havia sido alcançado. Sendo assim, 23% das crianças ainda não foram levadas até as unidades de Saúde do Município para serem protegidas das doenças.

O  secretário de Saúde, Ademar Schmitz, destaca ainda que o sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode levar à morte, e que já há casos no Brasil.

“Não podemos dar margem para que doenças tão perigosas como o sarampo possam voltar a serem notificados. A doença é perigosa e a vacina é aplicada gratuitamente nas salas e vacina. É muito importante que com a caderneta de vacinação os pais venham protejam seus filhos”, completou.

É importante que os pais não deixem de vacinar os filhos pois podem ser multados ou até perderem a guarda das crianças, além serem processados por negligência, caso o filho tenha a doença por não ter sido imunizado.

“Muitos até desconhecem, mas a vacinação das crianças é obrigatória. Inclusive com determinações e consequências previstas em leis, entre elas o Estatuto da Criança e do Adolescente  o ECA”, destaca o secretário.

Na sexta-feira, 31, que é o último dia da campanha, o atendimento das unidades volta à normalidade.

Sair da versão mobile