Notícia Hoje

PORTAS ABERTAS: BRK leva consciência ambiental para as escolas

Consumo consciente e evitar o desperdício da água tratada, bem como os benefícios alcançados por meio do saneamento básico, estão entre os assuntos abordados nas palestras da BRK

Por ser a água um item crucial para a existência humana e a sua preservação estar diretamente ligada à conservação do meio ambiente, a BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de água e de esgotamento sanitário em Caçador, vem buscando a sensibilização da comunidade local por meio de palestras voltadas à conscientização ambiental.

No dia 13 de novembro, a BRK foi recebida pela Escola Thomaz Padilha, em Taquara Verde. “Pela importância que cada cidadão possui na preservação da água, auxiliar à comunidade a repensar seu consumo e a perceber o quanto nossas atitudes podem impactar positivamente no meio ambiente, são bandeiras da BRK. Estamos comprometidos a ajudar a disseminar as boas práticas e a orientar sobre como podemos agir para manter saudáveis os recursos hídricos em nosso entorno”, comenta Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador.

Publicidade

As palestras compõem o programa Portas Abertas, uma iniciativa da BRK que visa contribuir para a construção da cultura do saneamento nos municípios atendidos pela empresa. Voltado às instituições de ensino, associações de moradores e aos mais diversos representantes da comunidade caçadorense, o programa busca aproximar as pessoas aos serviços realizados pela concessionária e, acima de tudo, fazer o público perceber sua responsabilidade na preservação da água.

“A palestra é cronometrada a partir de gotas de água, orientando ao público sobre a importância de se analisar dentro das suas residências se há algum vazamento oculto ou se há desperdício de água tratada. Ao sensibilizar e engajar a população, a BRK dissemina conhecimento, estimula hábitos sustentáveis e desperta a consciência sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”, destaca Guilherme.

Entre os assuntos abordados estão a quantidade de água usada por cada cidadão caçadorense, o conceito de água virtual, as etapas do saneamento e a responsabilidade da BRK sobre eles, além da importância e dos benefícios gerados a partir do consumo de água tratada e do acesso aos serviços de esgotamento sanitário.

“O Portas Abertas é uma oportunidade ímpar para aproximarmos a comunidade local ao tema saneamento básico, principalmente por ser cada cidadão um agente de interferência e de mudança. Ao percebermos o quanto nossas ações cotidianas podem prejudicar nosso entorno e o nosso bem-estar, agimos de forma diferente e nos unimos ao objetivo maior que é a preservação da vida e dos recursos naturais”, enfatiza Estela da Silva, comunicadora da BRK em Caçador.

LEIA TAMBÉM: BASQUETEBOL: Unimed Caçador e Instituto Unimed celebram sucesso de projeto social com festival esportivo

Sair da versão mobile