Ícone do site Notícia Hoje

Portaria define novas regras para práticas de esportes em SC; veja o que pode e não pode

Uma nova portaria, publicada pelo Governo de Santa Catarina, definiu novas regras para a prática de esportes, de acordo com as ações de combate à Covid-19.

O documento foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com a Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) e passa a valer no dia 15 de abril.

Publicidade

O objetivo é orientar empreendedores, trabalhadores, autoridades de saúde e a população sobre a prática segura das atividades. Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, a organização definida pela portaria trará mais clareza e compreensão dos regramentos.

“Entendemos a importância da prática desportiva para a qualidade de vida da população, o que buscamos é que essas práticas sejam realizadas da forma mais adequada e segura. Para isso buscamos o contato direto com a Fesporte e, dessa forma, conseguimos trabalhar em conjunto trazendo maiores esclarecimentos”, afirma.

Regras devem seguir matriz de risco

Agora, as atividades serão liberadas de acordo com a Matriz de Risco Potencial Regional para a Covid-19. Segundo a última atualização, divulgada no sábado (10), quatro regiões estavam no nível grave e 12 no gravíssimo.

Entre as regras estabelecidas, tanto para competições esportivas quanto eventos, prática e treinamento, está a obrigação de divulgar informações sobre prevenção e aferição de temperatura na entrada dos locais.

Além disso, deve haver:

Para o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, a parceria entre a instituição esportiva e a SES na elaboração da portaria foi importante.

“Ajudamos os técnicos da SES a classificar as diferentes manifestações e, em seguida, os tipos de esporte e atividades físicas. O mérito no conteúdo segue sendo da SES no que se refere à liberação das atividades”, destaca.

Eventos vão ter plano de contingência

Já para a realização de eventos e competições, caberá à organização divulgar o plano de contingência disponibilizado pela Fesporte em conjunto com a SES. Só será permitida a participação de atletas, comissão técnica e arbitragem, se eles forem testados em até 24 horas antes das partidas.

Em caso de resultado positivo em alguma equipe, ela não poderá participar. A portaria também determina a liberação do uso de máscara apenas durante a partida.

Por fim, ela segue proibindo a participação de público nos locais de competição, assim como em áreas externas, incluindo a sede de torcidas organizadas. Também está proibido o comércio ambulante.

Além disso, todos os atletas, praticantes, comissão técnica e trabalhadores do evento devem tomar a vacina contra o vírus Influenza.

Divisão dos esportes

A portaria ainda categoriza os esportes de acordo com sua finalidade. Eles foram divididos em Esporte de rendimento, Esporte de participação e lazer e Esporte educacional. Cada uma das categorias também tem regras específicas de acordo com a Matriz de Risco.

Ela divide, ainda, as modalidades em grupos de acordo com os ambientes em que são praticados, bem como a interação entre os participantes, como modalidades individuais sem e com contato, e as coletivas.

Confira como os esportes estão divididos:
Categorias:

Modalidade:

 

O que vale de acordo com a matriz?
Risco Gravíssimo:

Esporte de participação e lazer

Esporte educacional

Risco grave

Esporte de rendimento
Competição: permitidas as modalidades do grupo I (outdoor) e proibidas as modalidades do grupo I e grupos II, III e IV, exceto equipes de competição a nível nacional, quando autorizadas pela Fesporte;
Treinamento: permitidas as modalidades dos grupos I, II e III e proibidas as modalidades do grupo IV. O treinamento das modalidades do grupo II deve ser realizado de forma individualizada em treinos técnicos sem contato físico entre os participantes. Permitido o treinamento das equipes de competição a nível nacional para todos os grupos, quando autorizados pela Fesporte.

Esporte de participação e lazer

Esporte educacional

Risco alto

Esporte de participação e lazer

Risco moderado

Ficam permitidas as modalidades de todos os grupos, tanto em ambientes externos, quanto internos, para esportes de rendimento, esportes de participação e lazer e esporte educacional tanto para competição quanto para treinamento.

Quais as regras devem ser seguidas por atletas e estabelecimentos?

Quais as regras para as competições?

Com informações ND Mais 

Sair da versão mobile