Pontos luminosos foram observados no céu de Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre a sexta-feira (6) e o domingo (8). Segundo o canal Tilt, do UOL, o fenômeno foi captado por duas estações da “Brazilian Meteor Observation Network” (Bramon), em Taquara (RS), na região metropolitana de Porto Alegre e em Monte Castelo (SC), no Norte do Estado.
Para o canal Tilt, o diretor da Bramon, um grupo que reúne 102 operadores e 159 estações em 20 estados que monitoram meteoros, Marcelo Zurita, os pontos luminosos são satélites, que foram lançados em novembro pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. O projeto Starlink, com 12 mil satélites, promete oferecer internet gratuita ao redor do mundo.
Os satélites estão em a cerca de 360 quilômetros de distância da Terra, deslocam-se a uma velocidade de 26.230 km/h e completam uma volta ao redor da Terra a cada 91,5 minutos.
Segundo Zurita, esses satélites só podem ser avistados na Terra em dois momentos do dia: no começo da noite e no final da madrugada, quando o Sol incide na fuselagem dos satélites e reflete aqui embaixo.
Com informações Clic RDC