Ícone do site Notícia Hoje

Polícia Civil prende membro de facção que planejava ataques com explosivos em presídio

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) e o Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Lages, na Serra catarinense, desmantelou na tarde de quarta-feira, dia 16, planos de uma organização criminosa que planejava ataques contra a DIC e o Presídio de Lages. Na ação, um homem na posse de drogas e mais de 100 kg de explosivos foi preso em flagrante no bairro Guarujá.

 A DIC e a Polícia Penal receberam informações sobre planos de fuga de um detento, integrante de organização criminosa que atua em SC. Os membros da facção planejavam realizar o resgate do preso usando explosivos. Paralelamente, a DIC de Lages também conduzia investigações acerca da prática de tráfico de drogas de indivíduos que com a organização criminosa.

Publicidade

Tentativa de homicídio

 Na tarde de terça-feira, dia 15, um homem, usuário de drogas, sofreu uma tentativa de homicídio após ser perseguido por membros da organização em razão de dívidas que teria acumulado por conta do vício. Com medo, ele procurou a Polícia Civil que, colheu informações sobre os autores e, após levantamento de dados, conseguiu identificar locais onde poderia estar escondida a droga do grupo. A vítima também relatou sobre uma possível posse de dinamite por parte dos envolvidos.

 Equipes policiais desencadearam uma operação contra a facção criminosa e conseguiram prender um dos suspeitos da tentativa de homicídio e, com ele, cerca de 9 kg de maconha, cerca de 1,6 kg de cocaína, além de apetrechos para separação da droga, e pouco mais de 100 kg de material explosivo, inclusive com detonador.

Apoio

 O material estava guardado de forma totalmente inapropriada, com risco altíssimo de explosão. O Exército foi acionado para auxiliar na verificação do material. Buscas foram realizadas na tentativa de localizar os demais envolvidos nos crimes. Houve o auxílio de diversos policiais do NOC de São Lourenço, Xanxerê, DIC de Chapecó e do helicóptero SAER, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Polícia Científica também foi acionada para auxiliar na identificação do material.

 Além do preso, foram identificados outros cinco integrantes da organização criminosa, sendo que as investigações continuam com objetivo de efetivar as prisões. O homem foi conduzido para a DIC, onde foi autuado pelos crimes de tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de material explosivo e organização criminosa. Em seguida, foi encaminhado para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

Com informações Oeste Mais

Sair da versão mobile